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3 indicadores de desempenho importantes para a gestão da empresa

Por Veltio Tecnologia, em 06 de March de 2020

3 indicadores de desempenho importantes para a gestão da empresa

Você já ouviu falar na frase "o que não é medido, não pode ser gerenciado" dos autores da metodologia de gestão Robert Kaplan e David Norton? Pois bem, essas palavras resumem a importância de contar com KPIs (Indicadores Chave de Desempenho) para gerir os resultados do negócio.

Afinal de contas, como entender se os esforços direcionados para atingir determinado objetivo estão valendo a pena ou se é melhor criar novas medidas se não há uma forma de mensurar esse desempenho? Em outras palavras, adotar os KPIs é a melhor forma de analisar os resultados empresariais.

Então, sentiu interesse no assunto e quer saber mais sobre os KPIs? Continue a leitura e conheça seus principais exemplos!

1.ROI (Retorno de Investimento)

Uma das maiores vantagens sobre essa métrica é que, além de ser muito proveitosa, por avaliar diretamente o retorno financeiro, ela pode ser calculada de modo simples. Por exemplo:

Investimento 1,00

Retorno 3,00

ROI = (3 -1) / 1 = 2, ou seja, 200%

Isso pode ser aplicado em diversos setores da empresa, como Marketing Digital, por exemplo, em que é possível calcular o retorno para cada mídia veiculada com uma maior facilidade.

2. Volume de Vendas

Esse é um tipo de KPI clássico e indispensável. Afinal, normalmente, é possível entender que um negócio está bem quando há um alto volume de vendas. No entanto, há várias formas de realizar esse cálculo, como, por exemplo, pelas transações únicas e pelas receitas, além das variações que atendem cada segmento de forma específica.

Para ter noção do sucesso do negócio também há as variações dessa métrica, como as margens de lucro, tempo de cada venda (lead time) e a taxa de conversão (Win Rate). Todas essas informações podem ser até mais importantes que aquelas relacionadas ao volume de vendas.

Por exemplo, se uma taxa de conversão equivale a 50%, implica dizer que metade das tentativas de vendas ao cliente não produz resultados positivos. Para calculá-la, basta dividir a quantidade total de novos clientes pelo número total de leads em um determinado período.

3. Funcionários satisfeitos

Se uma equipe satisfeita é capaz de impulsionar sua empresa e influencia diretamente na maior produtividade no trabalho, é fundamental também considerar essa métrica para análise. Para isso, é preciso considerar o nível Employeer Satisfaction Index por meio de perguntas como:

  • Quanto falta para você se sentir plenamente satisfeito no trabalho?
  • Qual o seu nível de satisfação no local de trabalho?
  • Como o ambiente de trabalho satisfaz suas expectativas?

Cada resposta é atribuída um valor de 0 a 10. O ideal é que o nível de satisfação chegue a 100%, mas você pode considerar o piso de 66% como aceitável. Se o resultado for um valor menor do que esse, é preciso rever as condições de trabalho oferecidas e entender melhor o que pode estar influenciando esse resultado negativo.

Percebeu como analisar os KPIs está diretamente relacionado ao sucesso de um negócio? Existem diversas métricas que podem ser avaliadas, o ideal é que você saiba escolher quais delas melhor se alinham com os objetivos e metas da sua corporação, além de traçar estratégias e adotar ferramentas tecnológicas para lhe auxiliar neste processo.

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