gestao-financeira

Conheça os impactos da tecnologia na gestão financeira empresarial

Por Veltio Tecnologia, em 13 de March de 2020

Conheça os impactos da tecnologia na gestão financeira empresarial

Há muitos fatores que influenciam no sucesso de um negócio. Dentre eles, a gestão financeira empresarial é provavelmente o mais complexo. Saber quanto um negócio gasta para produzir e entregar produtos e serviços, manter um relacionamento alinhado com fornecedores e administrar bem os custos de operar são todas tarefas fundamentais para que uma organização seja lucrativa e tenha bons resultados.

Mas o que exatamente é a gestão financeira empresarial e como ela é impactada pela tecnologia? No artigo de hoje, mostraremos as vantagens de apostar em um sistema de Business Intelligence para otimizar a gestão empresarial e garantir mais competitividade para a sua empresa. Pronto para aprender? Então continue a leitura!

O que é gestão financeira empresarial?

Para entender melhor como a tecnologia impacta a gestão financeira empresarial, precisamos, acima de tudo, compreender o que esse termo significa. Gestão financeira é muito mais do que cálculos e planilhas, embora eles façam parte do dia a dia do gestor de finanças da sua empresa.

A disciplina é a encarregada por, entre outras tarefas, tomar decisões financeiras estratégicas para a organização, averiguar se um determinado investimento vale ou não a pena e por administrar o caixa da empresa, para que as entradas e saídas financeiras sejam feitas no prazo certo e o seu negócio consiga honrar com todos os compromissos.

Muito mais que isso a gestão financeira é também uma ferramenta de planejamento. Ela contribui ativamente para a geração de valor para a empresa, através de investimentos acertados e com uma boa administração.

Quais os impactos da tecnologia na gestão financeira?

Há duas tecnologias que são bastante utilizadas para otimizar a gestão financeira empresarial: os softwares ERP e os sistemas de Business Intelligence.

Lado a lado, esses dois recursos são o suficiente para empoderar gestores com dados atualizados e relevantes para a tomada de decisão e amplificar os resultados. Os benefícios de apostar nessas ferramentas você confere nos tópicos abaixo.

Centralização da informação

Informações centralizadas são um ativo para a gestão financeira. Com o uso combinado de recursos de Business Intelligence e ERP fica muito mais fácil encontrar dados que são valiosos para o processo de tomada de decisão.

Sistemas de gestão empresarial, que interligam o que acontece nos vários departamentos de uma empresa, informatizam esses dados e fazem com que eles sejam mais facilmente encontrados. Isso torna o trabalho da equipe de gestão financeira mais ágil e eficiente.

Gestão de risco aprimorada

A gestão de risco é outra que se beneficia do uso de tecnologias como o Business Intelligence. O uso dos insights gerados pelas ferramentas de BI permite aferir os riscos de qualquer decisão e optar por aquelas que são menos disruptivas para a empresa.

Com o suporte desses recursos de TI, as taxas de erros relacionadas a decisões empresariais pouco ou mal informadas são reduzidas.

Melhorias na comunicação

Como os seus departamentos se comunicam hoje? Tecnologias de gestão de processos e softwares de Business Intelligence são parceiras na transmissão de informação. Ao precisar de um dado, referências ou qualquer outro tipo de material para dar andamento as próprias tarefas, o colaborador pode encontrá-los com facilidade nos servidores da empresa.

Além disso, relatórios e outras documentações importantes para que os procedimentos internos sejam bem-sucedidos também são alavancados pela ferramenta de BI.

Tomada de decisão assertiva

Como o seu negócio toma decisões que impactam o seu bolso hoje? Por mais organizado que seja um departamento de gestão financeira, o uso de planilhas e outras maneiras de acompanhar dados corporativos é ineficiente e prejudica a tomada de decisão.

Sistemas de Business Intelligence, por sua vez, colocam todos os dados do seu negócio como protagonistas e possuem ferramentas de visualização aprimoradas que simplificam o processo de tomada de decisão mesmo que ele envolva partes que não costumam lidar com dados no dia a dia.

Visualizar dados não só faz com que eles sejam mais compreensíveis, mas também é um processo mais curto e eficaz do que tentar extrair as mesmas informações de tabelas e outros tipos de documentos. Com eles, é possível tomar decisões melhores para o negócio, orientado sempre por informações relevantes para o futuro da organização.

Redução de custos operacionais

Qual é o ROI dos processos da sua empresa? Definir isso é uma das várias tarefas do departamento de gestão financeira empresarial e a resposta para essa pergunta pode indicar, por exemplo, oportunidades de corte de custos que farão com que o seu negócio seja melhor naquilo que faz.

Identificar os gargalos, processos redundantes e retrabalhos pode ser um desafio sem combinar ferramentas de tecnologia como ERP e BI. Ao adotar esses recursos para analisar os processos de negócios e verificar a eficácia de cada um deles a fim de encontrar o Retorno Sobre o Investimento de cada um deles, é possível implementar mudanças estratégicas na organização e colocá-la em processo de melhoria contínua.

A melhoria contínua é um esforço para otimizar tudo que é feito dentro do negócio com o intuito de obter o melhor custo-benefício nas atividades. O uso de recursos de Business Intelligence é uma boa ideia para aqueles que estão buscando implementar essa estratégia.

Além de todos os benefícios que tecnologias como o Business Intelligence podem trazer para o seu departamento financeiro, os sistemas são grandes aliados de outras áreas do negócio, que se beneficiam igualmente da adoção das ferramentas.

Departamentos como o de Marketing e Vendas, por exemplo, podem utilizar o recurso para abordar clientes que estão mais próximos da decisão de compra ou mais propensos a consumir os produtos da sua marca. Por isso, investir no recurso é uma ótima ideia para otimizar a sua organização e não somente a gestão financeira .

Uma boa gestão financeira empresarial faz toda a diferença. Ter ideia de como vão as finanças do seu negócio não é importante apenas para mantê-lo funcionando, mas também para planejar investimentos no futuro e obter deles o melhor ROI.

O uso de sistemas de Business Intelligence é fator que aumenta a competitividade dos negócios. Visualizar o que está acontecendo dentro e fora da sua organização trará insights que influenciarão a tomada de decisão na direção certa.

Conseguiu entender quais os impactos da tecnologia na gestão financeira empresarial? Quer se beneficiar também do Business Intelligence? Fale agora mesmo com a Veltio e conheça nossas soluções.

Fique por dentro do que há de mais novo sobre Business Intelligence

Não enviamos spam