business-intelligence

Business Intelligence e Business Analytics: quais são as diferenças?

Por Veltio Tecnologia, em 16 de March de 2020

Business Intelligence e Business Analytics: quais são as diferenças?

Business Intelligence ou Business Analytics: qual é a melhor opção para tomar decisões de negócios? Embora tratem-se de metodologias e sistemas diferentes, ouvimos falar tanto desses dois recursos juntos que é difícil entender qual o papel de cada um deles e como podem beneficiar as empresas.

Nos últimos anos, a tomada de decisão influenciada por dados se tornou uma febre entre as organizações pelas vantagens que oferecem. Mais competitividade, menores taxas de erro e aumento da produtividade são algumas delas. Mas o seu negócio deve apostar em Business Intelligence ou Business Analytics para conquistar tudo isso?

Descubra a diferença entre as duas ferramentas e entenda como implementá-las no seu negócio!

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence, ou BI, é o termo em inglês para “inteligência de negócios”. Trata-se de um tipo de software de suporte a decisão empresarial, que ajuda a identificar padrões em dados para orientar a tomada de decisão e aumentar as chances do seu negócio enfrentar bem um problema.

Os sistemas de BI geram insights que não só são atualizados em tempo real como também têm fácil visualização, para que, mesmo aqueles que não utilizam dados com frequência na execução das tarefas, vejam benefícios em implementar o software nas suas rotinas.

O que é Business Analytics?

Business Analytics, também conhecido pela sigla BA, é a leitura dos dados corporativos e a utilização de ferramentas para maximizar os resultados positivos na interpretação desses dados.

O BA, além de contar com softwares e algoritmos para aumentar a assertividade na tomada de decisão, também aposta em recursos inovadores, como Inteligência Artificial e Machine Learning, para que a empresa se mantenha sempre competitiva e consiga se aprofundar pelos dados que possui, de modo a entender não apenas qual decisão é melhor, mas também por quê.

Quais as diferenças entre BI e BA?

Agora que você já conhece melhor os conceitos de Business Intelligence e Business Analytics podemos falar sobre as diferenças entre as duas ferramentas. Embora existam muitas semelhanças entre elas e ambas estejam relacionadas ao uso de dados para a tomada de decisão corporativa, há uma relação de evolução entre os dois conceitos. Por isso, podemos dizer que Business Analytics surgiu a partir do Business Intelligence e não o contrário.

Isso não quer dizer que utilizar Business Intelligence é fazer um investimento em um recurso ultrapassado ou que não pode trazer benefícios para o negócio. Apenas que se tratam de metodologias distintas e cada um se encaixa melhor de acordo com necessidades em particular.

O Business Intelligence é o recurso mais acessível, o qual acelera o uso de dados nas empresas que ainda não utilizam as informações coletadas junto a clientes e parceiros para tomar decisões. Ele torna o processo de alfabetização de dados mais fácil e ajuda a entender quais informações nos seus bancos de dados são mais relevantes para que o negócio tenha sucesso.

O Analytics, por ser mais abrangente, é indicado para aquelas organizações que já tem uma cultura de tomada de decisão orientada por dados. Por isso, ele dispõe de mais recursos estatísticos, que são melhor utilizados pelas marcas que já dominam o BI e entendem bem os fatores que influenciam seus clientes na tomada de decisão.

Business Intelligence e Business Analytics ainda podem trabalhar lado a lado, auxiliando gestores nos desafios do dia a dia.

Quais os benefícios do BI?

Se a sua empresa ainda não trabalha com dados na tomada de decisão, o Business Intelligence é o recurso que ajudará a mudar isso. Confira algumas das vantagens de apostar na ferramenta nos tópicos a seguir!

Redução de custos

Seu negócio está perdendo dinheiro por causa de processos ineficientes e decisões equivocadas? O Business Intelligence pode ajudar. A tomada de decisão orientada por dados é uma das grandes aliadas da empresa tanto na detecção de gargalos, que impedem que o negócio seja tão lucrativo quanto poderia, quanto na reformulação de processos que podem ser mais eficientes com a ajuda dos insights de BI.

Eficiência e produtividade

Mais eficiência e produtividade são outras duas vantagens possibilitadas a partir do uso do Business Intelligence. Processos e operações de negócios pouco eficientes são prejudiciais para a organização porque ocupam muito tempo dos colaboradores, mas não trazem os melhores resultados.

Uma empresa orientada por insights baseados em dados consegue entender as ineficiências em seus processos e identificar maneiras de contorná-las. Com isso, pode-se esperar um aumento da produtividade e até da qualidade dos produtos entregues aos clientes.

Assertividade na tomada de decisões

Em todas as empresas há um desafio em comum: tomar decisões acertadas frente a problemas. Independentemente do setor de atuação, serão exigidos mais acertos do que erros para que a sua organização se torne líder no mercado. Os sistemas de Business Intelligence ajudam exatamente com isso, aumentando a assertividade das decisões tomadas pela gestão.

Como implementar na empresa?

Pronto para começar a ver os benefícios do Business Intelligence na sua organização? Confira o passo a passo para implementar a solução no negócio.

Passo 1: organize seus dados

Para que a implementação de BI seja bem-sucedida o primeiro esforço deve estar na organização dos dados empresariais. Veja como estão armazenadas suas planilhas e o que seus softwares de ERP e CRM fazem com a informação de clientes após processá-las. Bancos de dados organizados tornam a adoção de ferramentas de Business Intelligence mais simples.

Passo 2: invista em uma cultura de dados

Outra mudança significativa e necessária nas empresas que utilizam Business Intelligence é cultural. Quantos dos seus colaboradores hoje se orientam com KPIs e melhores práticas para conseguir bons retornos? Mudar como os funcionários veem os dados empresariais é um papel difícil, mas que trará excelente recompensa a longo prazo.

Para que um sistema de BI dê resultados ele deve ser adotado por todos os membros da organização e fazer parte da rotina de trabalho dos colaboradores.

Passo 3: encontre um fornecedor

Qual solução de Business Intelligence a sua empresa deve adotar? Encontre um fornecedor de BI e converse com ele sobre as necessidades da sua empresa e os objetivos que tem com a implementação do recuso. Ele irá ajudá-lo a encontrar uma solução com baixa curva de aprendizado e que impactará positivamente a sua organização.

Embora existam ferramentas de self-service que podem ser adotadas pelo seu negócio com facilidade, a melhor maneira de garantir bons frutos com a implementação é contando com uma consultoria especializada no recurso.

Os especialistas em Business Intelligence e Business Analytics vão orientá-lo a entender melhor os dados da sua empresa e como eles podem ser aplicados na tomada de decisão, além de guiá-los pelas ferramentas mais adequadas para a sua necessidade. Por isso, procure conhecer quem trabalha nessa área na sua cidade e que tipo de ofertas eles tem para empresas como a sua.

Gostou de aprender as diferenças entre Business Intelligence e Business Analytics? Quer implementar o BI na sua empresa e ver todas essas vantagens funcionarem a favor do seu negócio? Fale agora mesmo com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar!

Fique por dentro do que há de mais novo sobre Business Intelligence

Não enviamos spam