alocacao-de-recursos

4 dicas essenciais para uma boa alocação de recursos na sua empresa

Por Veltio Tecnologia, em 18 de March de 2020

4 dicas essenciais para uma boa alocação de recursos na sua empresa

Com a concorrência agressiva que o mundo dos negócios lida, é fácil entender a importância de saber qual a melhor maneira de realizar a alocação de recursos em projetos para otimizar os resultados do negócio. Como se trata de algo que, se feito de maneira errada, pode gerar inúmeros prejuízos financeiros, baixa produtividade e atrasos, este processo exige estudo, cálculos, experiências e análises estatísticas.

Feita da melhor forma, a alocação de recursos permite que os processos empresariais fiquem mais controlados e organizados, sem desconsiderar os prazos, orçamentos, custos, metas e agendamentos. Para isso, entretanto, é necessário ter acesso à informações estratégicas de ativos e procedimentos organizacionais, que serão determinantes para uma decisão mais acertada.

Então, sentiu interesse no assunto e quer saber mais sobre a alocação de recursos? Continue a leitura e confira algumas dicas para fazer isso de maneira eficiente!

1. Entender o escopo dos projetos das empresas

Antes de tudo, é preciso entender o escopo dos projetos e definir o que deve ser feito em cada etapa. Isto é, projetos grandes e com prazos curtos tem uma demanda mais específica se comparados aos pequenos e de longo prazo. Assim, é preciso analisar cada situação isoladamente.

Feito isso, fica mais fácil traçar um plano de alocação de recursos. Dessa maneira, escolha uma forma de execução preferida e planeje todas as tarefas de um determinado projeto para conseguir seguir com o cronograma.

2. Identificar os recursos disponíveis na organização

Pouco adianta realizar um planejamento de alocação de recursos se determinada área vai precisar de muito mais do que o previsto, isso só resultaria em gastos desnecessários. Assim, é fundamental ter conhecimento sobre os recursos existentes em sua empresa, sejam eles de insumos, tecnologia ou de pessoas. Como cada empresa dispõe de recursos de forma variada, é fundamental conhecer amplamente estes números.

3. Conheça as habilidades de cada um da equipe

Lidar com muitos funcionários e uma rotina agitada dificulta a percepção dos gestores em relação a quais são os pontos fortes de fracos de cada um. No entanto, essa é uma função diária do gestor que não pode ser ignorada.

Afinal, é a partir desse entendimento que você pode tomar decisões e delegar tarefas de forma mais assertiva e ágil, com base no desempenho de cada um em atividades previamente executadas.

4. Monitorar a alocação de recursos

Um bom gestor deve aprender a analisar suas medidas propostas na alocação de recursos e, se necessário, aprender com seus erros. O monitoramento é ainda mais importante por ajudar na administração do que você tem à disposição.

A implementação de uma boa estratégia pode ser facilitada com a adoção de ferramentas tecnológicas, como Business Intelligence e Analytics, que disponibilizam dados atualizados sobre os recursos existentes na sua corporação.

Como você pôde perceber, a alocação de recursos não é uma tarefa fácil, já que existem inúmeros critérios a serem analisados. Desse modo, é importante que você esteja ciente de tudo o que dispõe e adote ferramentas para otimizar o resultado. Lembre-se de que isso é um processo constante, mas que, no final, vale a pena.

E aí, gostou do nosso post? Aproveite a visita e compartilhe nas suas redes sociais para que seu ciclo de contatos também tenha conhecimento sobre o assunto!

Fique por dentro do que há de mais novo sobre Business Intelligence

Não enviamos spam