industria-4.0

Indústria 4.0: o que é, impactos nas empresas e big data

Por Veltio Tecnologia, em 23 de March de 2020

Indústria 4.0: o que é, impactos nas empresas e big data

Você já ouviu falar em indústria 4.0? O termo, que se refere à Quarta Revolução Industrial atualmente em curso, foi cunhado para englobar os avanços recentes em tecnologia que possibilitam que organizações sejam ainda mais eficientes a partir da automação e do uso de dados na tomada de decisão. Por isso, ele tem tudo a ver com Big Data e Business Intelligence.

Quer conhecer melhor a indústria 4.0? Continue a leitura para ter um panorama completo sobre o assunto!

O que é indústria 4.0?

Para entender melhor a indústria 4.0 precisamos falar um pouco sobre as revoluções industriais que a antecederam. Cada uma delas foi marcada pelo uso de tecnologia e metodologias que não estavam disponíveis antes e que rapidamente tomaram controle da produção industrial, possibilitando aumentos na produtividade e na eficiência das manufaturas.

A Primeira Revolução Industrial foi marcada pela introdução da máquina a vapor, que tinha a água como sua principal fonte de energia. Esse é o momento em que termos como fábrica e indústria são criados para descrever os métodos de produção que trouxeram a urbanização aos grandes centros e o consumo de massas.

Já a Segunda Revolução Industrial ocorre a partir de 1870 com as ferrovias e os telégrafos. A indústria 2.0 é marcada, portanto, pela comunicação e pelo transporte de bens, mas também por metodologias como o Fordismo, que trouxeram uniformidade à produção das fábricas e mais qualidade aos produtos finais.

A Terceira Revolução Industrial é marcada pelo computador e, por isso, também é conhecida como Revolução Digital. Nela, deixamos de usar sistemas analógicos e mecânicos e passamos a apostar nos recursos digitais. Esse período trouxe avanços nunca antes vistos, como a internet.

Mas é a Quarta Revolução Industrial, que começa no final da década de 1970, a mais relevante que já ocorreu até hoje. Seus principais marcos são a interação entre o homem e as máquinas.

Mudanças na estrutura das indústrias, como a automação e a coleta de dados para orientar os processos decisórios nas empresas são foram importantes para o surgimento da indústria 4.0 e os seus impactos ainda não se revelaram completamente.

Quais os impactos da indústria 4.0?

Como estamos falando em uma Revolução Industrial em curso é normal que não tenhamos uma visão 360 do que ela poderá proporcionar às empresas.

Muitas das tecnologias e recursos que serão utilizados pelos negócios para obter vantagens competitivas na indústria 4.0 estão sendo desenvolvidos, mesmo enquanto você lê este texto.

Já sabemos, porém, muito sobre os efeitos da automação nas organizações. Nos tópicos abaixo você poderá entendê-los melhor.

Custos reduzidos

As tecnologias digitais ficaram menos onerosas para as empresas com o advento da indústria 4.0 e de recursos como a computação em nuvem. Por isso, tratar e armazenar dados é hoje algo prático, mesmo para empresas de pequeno porte.

Operações em tempo real

O avanço da maturidade digital nas indústrias fez com que elas passassem a trabalhar em tempo real. Processos ineficientes, portanto, podem ser modificados rapidamente com ajuda dos dados que as empresas coletam constantemente.

Otimização de processos

A automação é uma das protagonistas da indústria 4.0 e o seu principal benefício é a otimização de processos. Tarefas automatizadas são revolucionárias e reduzem as taxas de erro e retrabalho em todas as empresas que apostam no recurso.

Qual a relação entre indústria 4.0 e Big Data?

Um grande diferencial das empresas que operam na indústria 4.0 são os dados. Nunca, em nenhum outro momento da história da humanidade, foram criados tantos dados todos os dias e em formatos tão diferentes. Esses dados, quando compilados pelas empresas compõem o que chamamos de Big Data.

O Big Data é uma fonte infinita de conhecimento sobre procedimentos de negócios, tecnologia, fornecedores e clientes. Por isso, ele é tão revolucionário.

Empresas que apostam nesse recurso, principalmente quando combinado com ferramentas de análise de dados e sistemas de Business Intelligence, já percebem algumas das vantagens que mencionamos no tópico anterior, como as relacionadas à indústria 4.0. Mais assertividade, economia e otimização nos processos corporativos podem ser diretamente relacionados ao uso dessas ferramentas.

Gostou de conhecer melhor a indústria 4.0 e os impactos que ela está tendo no mercado? Assine a newsletter e não perca nenhuma das atualizações do blog!

Fique por dentro do que há de mais novo sobre Business Intelligence

Não enviamos spam