seguranca-da-informacao

Segurança de dados nas empresas: o que preciso saber sobre o tema?

Por Veltio Tecnologia, em 11 de May de 2020

Segurança de dados nas empresas: o que preciso saber sobre o tema?

Segurança de dados nas empresas é um esforço promovido para aumentar a proteção das informações em redes locais e não locais (nuvem). Hoje, organizações estão mais digitais do que nunca e isso significa que boa parte do conhecimento que possuem, bem como de informações proprietárias de clientes, estão armazenadas em servidores conectados com a internet e, consequentemente, sob risco de ataque.

Especialmente agora em que estamos às vésperas do início da vigência da Lei Geral de Proteção de Dados, garantir a segurança e integridade das informações de clientes é fundamental. Confira algumas das estratégias de segurança de dados nas empresas utilizadas pelas organizações que lideram o mercado de TI e veja como elas podem beneficiar também o seu negócio.

Aposte no armazenamento em nuvem

Qual é a forma de armazenamento mais utilizada pela sua empresa hoje? Servidores locais perdem para a computação em nuvem em dois aspectos fundamentais: eles têm menor capacidade de armazenamento, precisam de upgrades para conseguir acompanhar o crescimento das demandas de dados da empresa e são geridos inteiramente pela sua TI. Como o custo na contratação de profissionais especializados é alta, há grandes chances dos dados nesses servidores estarem vulneráveis para hackers.

Os servidores em nuvem, por outro lado, são geridos por grandes empresas como o Google e a Microsoft, que investem pesado não apenas na criação de barreiras e acesso às informações, mas também no backup delas. Por isso, migrar para a nuvem é uma das melhores práticas se o seu objetivo é aumentar a segurança da informação.

Crie uma política de Bring You Own Device (BYOD)

BYOD (Bring Your Own Device), ou traga seu próprio dispositivo, é uma tendência que pode colocar as informações da sua empresa em risco. Como não há controle sobre os dispositivos de terceiros, eles podem facilmente infectar as redes do negócio e, com isso, tornar seus dados vulneráveis.

Evite problemas criando uma Política de BYOD com regras claras sobre que dispositivos (smartphones, computadores, tablets ou pen drives) podem ser conectados à rede local e definindo regras para o uso da internet corporativa.

Faça todas as atualizações de software

Os softwares da sua empresa estão atualizados? As atualizações de software, embora inoportunas, são fundamentais para garantir a segurança dos dados. Elas enviam informações novas para os computadores sobre como lidar com ameaças recentes, como vírus e malwares, e impede que os seus dados fiquem vulneráveis.

Pular uma atualização pode ser o suficiente para que um agente malicioso tome controle da sua rede. É papel da TI fazer manutenções programadas e averiguar, a cada atualização, se todos os computadores da rede estão com o software mais recente. Uma única máquina com firmware desatualizado é o bastante para colocar todos os dados do negócio em risco.

Ofereça treinamento e capacitação para equipes

Por último, não podemos esquecer que o conhecimento é o maior aliado das empresas para evitar perda e roubo de dados. Quanto mais educados forem os seus colaboradores a respeito dos perigos que estão a espreita, mais preparados eles estarão para evitá-los.

A própria equipe de TI do negócio pode, a cada seis meses, atualizar os demais colaboradores sobre novas ameaças, como as constantes campanhas de phishing. Isso fará toda a diferença principalmente para aqueles que têm menos familiaridade com novas tecnologias.

A Lei Geral de Proteção de Dados atribui às empresas que coletam dados a responsabilidade quanto ao uso, para que estas não ajam de má fé, e, também, quanto à segurança, garantindo que estejam resguardados contra ataques de agentes maliciosos. Por isso, segurança de dados nas empresas nunca foi tão importante e implementar as nossas dicas vai ajudá-lo a obter melhores resultados para a proteção dos dados de clientes, fornecedores e parceiros.

E aí, já está fazendo esforços para aumentar a segurança de dados na sua empresa? Assine a newsletter e não perca nenhuma novidade sobre o assunto postada aqui no blog!

Fique por dentro do que há de mais novo sobre Business Intelligence

Não enviamos spam