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Outsourcing de TI - o que é, como funciona, quais os tipos e como contratar?

Por Veltio Tecnologia, em 28 de September de 2020

Outsourcing de TI: o que é, como funciona, quais os tipos e como contratar?

Outsourcing de TI: o que isso significa na transformação digital e por que é uma alternativa cada vez mais comum para empresas que não têm a tecnologia como seu core business?

O outsourcing de TI é uma modalidade de contratação de serviços em que a gestão e o controle dos sistemas de tecnologia da informação da empresa são responsabilidade de um parceiro, que trabalha desenvolvendo e implementando recursos para alavancar a organização que contratou o outsourcing.

A solução é bastante popular pelo custo-benefício e competitividade que oferece. Descubra mais sobre outsourcing de TI!

Quais os tipos de outsourcing de TI?

Existem 3 modalidades de outsourcing de TI: offshore, nearshore e onshore. Veja as diferenças entre elas:

Offshore

Oferecidos por empresas localizadas em países em desenvolvimento (China, Índia, Malásia). A principal desvantagem é a barreira linguística, mas essa é a modalidade com melhor custo.

Nearshore

O outsourcing nearshore é aquele que acontece quando o parceiro está perto do contratante, mas em território diferente. Um parceiro nesse tipo de outsourcing poderia, por exemplo, estar no Chile. A solução barateia um pouco os custos, mas evita problemas com diferenças culturais e de fuso horário.

Onshore

O outsourcing onshore é realizado no mesmo país que o contratante. Ele causa menos problemas de comunicação e tem como principal diferencial a qualidade do suporte técnico oferecido.

Quais as vantagens do outsourcing de TI?

Agora que já entende como funciona o outsourcing de TI e que tipos de outsourcing estão disponíveis, confira algumas das vantagens que ele traz para a sua empresa.

Profissionais especializados

Um dos principais desafios de manter um departamento de TI é conseguir profissionais especializados e atualizados para atuar na sua empresa.

Uma consultoria colocará à disposição da sua empresa especialistas em múltiplas áreas, por uma fração do custo. Como o uso dos profissionais é compartilhado, elas podem arcar com grandes salários e bons benefícios para mantê-los entre o quadro de funcionários, o que seria impossível para um pequeno ou médio negócio.

Foco no core business

Se a sua organização não está voltada para o desenvolvimento de tecnologia isso não quer dizer que ela não tenha demanda por bons profissionais de TI. Mas, eles não são o foco do negócio e passariam boa parte do tempo ociosos.

Com o outsourcing, você pode dispor desses profissionais quando precisar, mas tem orçamento de sobra para concentrar os seus investimentos no core business.

Redução de custos

O custo de manter um departamento de TI completo e disponível dentro da sua empresa é alto. Salário, vale-transporte, alimentação e infraestrutura são apenas alguns dos valores que devem ser somados à sua planilha de custos. Na contratação de serviços de outsourcing de TI, todos esses custos são responsabilidade do parceiro e não da sua empresa.

Os pagamentos fixos e feitos de acordo com o preço definido em contrato, são a única preocupação financeira que a sua empresa terá ao mudar para o modelo de outsourcing.

Como contratar o outsourcing de TI?

Fale com outros clientes

Um fornecedor sempre terá um pitch de vendas incrível, com destaque para os seus melhores projetos.

Para conseguir opiniões de como o outsourcing funciona na vida real, fale com outros clientes e busque recomendações de gestores da sua área. Assim, você poderá ter uma ideia melhor dos serviços que o seu fornecedor oferece e de como é o relacionamento com o parceiro.

Peça um planejamento detalhado

Ao comparar fornecedores de TI, solicite de cada um deles um planejamento detalhado. É a partir dele que você poderá solicitar a inclusão de serviços adicionais, ou o ajuste em preços caso não vá precisar de algum serviço descrito.

Faça um bom acordo

Por último, não se esqueça de ficar atento para o seu acordo de níveis de serviço, ou SLA. Nesse documento serão discriminados os detalhes do serviço, bem como as horas contratadas e até a forma como a empresa o atenderá.

Um bom acordo de nível de serviço não é garantia de uma prestação excelente de outsourcing de TI, mas é o primeiro passo para um bom relacionamento com o seu parceiro.

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