arquitetura de dados arquitetura de dados

Por que a arquitetura de dados é essencial para a empresa? Entenda

3 minutos para ler

Arquitetura de dados é planejar o processo de coleta de dados da sua empresa para garantir que as informações coletadas seguirão padrões e normas bem definidos, o que faz com que esses dados sirvam para trazer vantagem competitiva para o negócio. Trata-se, portanto, de entender bem como as ferramentas de coletas de dados e os dispositivos de armazenamento utilizados pela sua empresa podem ser utilizados para contribuir para que a análise de dados seja bem-sucedida.

Apenas em 2019, os 4.4 bilhões de usuários da internet produziram 2,5 quintilhões de bytes por dia. Empresas estão sempre à procura de maneiras para se aproveitar desses dados para ganhar espaço no mercado, criar produtos melhores e conquistar a fidelidade dos clientes. Hoje vamos mostrar como construir uma boa arquitetura de dados é fundamental para ter sucesso nessa empreitada. Confira!

Fundamente a tomada de decisões

A arquitetura de dados da sua empresa deve estar pronta para dar suporte para o uso deles na tomada de decisão. Quando bem desenhada, ela contempla os softwares que são utilizados hoje para isso e dá espaço para que seja fácil escalar sem perder eficiência ou qualidade na análise dos dados.

Otimize processos de negócios

Uma boa arquitetura de dados consegue entregar a performance necessária para que a sua empresa possa ser realmente direcionada por dados. Por outro lado, uma arquitetura ineficiente dificulta a adoção das ferramentas de análise e de Business Intelligence, prejudicando a implementação delas no dia a dia dos colaboradores.

Aumente a eficiência operacional

Sem uma arquitetura de dados adequada, é difícil garantir o funcionamento pleno das operações fundamentais para o andamento dos negócios. Uma arquitetura equivalente ou superior ao uso atual dos dados da sua empresa é necessária para que os seus colaboradores consigam colocar em prática a tomada de decisão orientada por dados com o máximo de eficiência e agilidade.

Centralize informações e facilite o acesso a elas

Outra vantagem de uma arquitetura de dados eficiente é como ela organiza as informações da sua empresa.

Centralizá-las para que ofereçam fácil acesso a dados relevantes para as operações do negócio é uma das técnicas utilizadas para garantir uma arquitetura de dados eficiente. Com isso é possível garantir que os seus colaboradores e a gestão encontrem sempre as informações que procuram.

Reduza o custo dos dados para a empresa

Armazenar grandes conjuntos de dados pode ser algo muito mais caro se a sua empresa não tem uma boa arquitetura de dados. Com a solução adequada, porém, ela conseguirá o melhor custo-benefício para suportar um volume crescente de dados sem precisar fazer upgrades constantes e caros na infraestrutura.

Dados são uma realidade para os negócios. Eles têm potencial para ajudá-lo a entender melhor os seus clientes, administrar melhor as decisões da empresa e vencer vários desafios. Para conseguir isso, porém, é preciso de uma boa arquitetura de dados.

Não quer errar na hora de montar a sua? Procure especialistas em análise de dados para ajudá-lo com essa tarefa. Eles saberão identificar as necessidades da sua empresa e apontar os recursos mais adequados para supri-las.

E aí, conseguiu entender por que a arquitetura de dados é importante para as empresas e o que o seu negócio tem a ganhar ao investir nela? Então assine a nossa newsletter para ficar sempre por dentro das atualizações e novidades do blog.

Posts relacionados

Deixe uma resposta