business intelligence no varejo business intelligence no varejo

Business Intelligence no varejo: quais os benefícios dessa união?

4 minutos para ler

Você ainda trabalha com planilhas? Sua equipe gasta muito tempo fazendo relatórios e compilando dados? As informações que orientam as suas decisões são precisas? Os indicadores estão sendo bem apurados? Aplicações de Business Intelligence colaboram com as rotinas laborais, aumentam sua produtividade e alavancam resultados.

O varejo é uma das áreas que melhor reage às soluções de BI por ser um mercado dinâmico, que pode se beneficiar com as crises e que é profundamente influenciado pela transformação digital. Estima-se um CAGR (Compound Annual Growth Rate) de 27% em inteligência empresarial no ramo de 2019 a 2025.

Diante desse cenário, elencamos na sequência alguns benefícios ao investir em Business Intelligence no varejo.

Otimização da gestão de estoque

A análise e o cruzamento de dados é essencial para garantir o armazenamento dos itens certos a custo mínimo. O BI colabora apresentando indicadores precisos que possibilitam a análise do número ideal de produtos em uma praça, a necessidade de remanejamento e o momento adequado de compra, por exemplo.

Sistemas automáticos de reposição utilizando computação em nuvem altamente escalável e machine learning diminuíram em até 30% os espaços vazios nas prateleiras da Morrisons, rede de supermercados britânica.

Precisão na análise de performance

Soluções em Business Intelligence promovem a automatização dos processos, a captação e a avaliação eficiente das informações, a geração de relatórios em tempo real e o acompanhamento das vendas de cada mercadoria.

Assim você sabe exatamente o que vende mais e menos, quais unidades têm desempenho acima, abaixo ou dentro do esperado, as linhas passíveis de rearranjos, quem são seus melhores vendedores e quais equipes carecem de treinamento. Em suma, os resultados precisos da performance orientam estratégias assertivas.

Melhoria na experiência do usuário

Serviços de Business Intelligence e Analytics podem ser utilizados no atendimento ao cliente verificando perguntas recorrentes, padronizando respostas automáticas, customizando o suporte e apurando com exatidão o nível de satisfação do consumidor.

Sua experiência de compra na loja física ou no e-commerce (modalidade cujo faturamento alcançou R$ 53,2 bilhões em 2018) é avaliada, orientando melhorias na página e instruindo na capacitação da equipe de vendas, marketing, TI e outras — assim é mais fácil conquistar o mercado e fidelizar a clientela.

Amparo eficiente ao marketing

Se o BI indica a saída de seus produtos, a aceitação e o nível de satisfação do consumidor, a qualidade de suas informações também orienta assertivamente o posicionamento da sua empresa e abrangência da marca no setor varejista.

De tal forma, ações promocionais são feitas adequadamente e a publicidade pode ser direcionada conforme as estratégias da organização. Acabam, ainda, sendo eleitos os canais de mídia mais eficientes para atrair leads (pessoas interessadas em sua mercadoria), convertê-los em clientes e fortalecer sua imagem no ramo.

Influência positiva na saúde financeira

As informações captadas permitem uma administração precisa do fluxo de caixa, evidenciam despesas, lucro, faturamento e o ROI das medidas adotadas pelos gestores, como aplicação em educação corporativa.

Assim, você tem base de dados confiável na hora de eleger o regime tributário mais adequado à realidade da empresa e suas perspectivas de crescimento. Outras vantagens são: gerenciar melhor entradas e saídas, contas a pagar e a receber, ver com clareza onde os gastos podem ser cortados e analisar melhor seus investimentos.

Utilização de ferramentas de análise de dados

Administrar tantos produtos, departamentos e projetos dentro da estrutura organizacional tão complexa quanto a das companhias varejistas fica mais simples se você tem o Business Intelligence como aliado.

Com ele, os dados estão ao seu alcance em qualquer lugar, de forma prática, objetiva e precisa, sem a necessidade de depender do setor de TI constantemente para trabalhar com informações estratégicas na tomada de decisão. O gestor ainda fica por dentro das tendências e tecnologias do seu ramo de atuação.

Soluções em inteligência empresarial e Analytics são especialmente importantes em tempos de crise, porque evidenciam gargalos nos processos, possibilidades de cortar gastos, produzir com demanda, vazão ideal e consciência, evitando desperdícios.

Notou as múltiplas aplicações do Business Intelligence no varejo e o quanto ele é importante para a saúde financeira de sua organização? A tecnologia é aliada no fortalecimento da marca no mercado e orienta as ações dos gestores, contribuindo com o seu diferencial competitivo.

Gostou do assunto? Queremos saber sua opinião. Deixe um comentário no post!

Posts relacionados

Deixe uma resposta