data literacy data literacy

Data Literacy: entenda o que é e qual sua importância para as empresas

6 minutos para ler

Você já ouviu falar em Data Literacy? O termo, que pode ser traduzido como “alfabetização de dados” é cada vez mais mencionado nas rodas de conversa corporativas, mas são poucos que realmente sabem dizer o que ser alfabetizado em dados significa e como isso pode beneficiar uma organização.

Quer aprender tudo sobre Data Literacy e como promovê-la na sua empresa? Continue a leitura e descubra tudo que precisa saber sobre o assunto!

O que é Data Literacy?

Data Literacy, no contexto das empresas, é a capacidade que equipes têm de utilizar os dados a sua disposição para melhorar processos de negócios e obter insights significativos e que beneficiem a organização.

Uma empresa com alta alfabetização de dados é aquela na qual os profissionais não só têm facilidade de ler as informações que estão à sua disposição (em relatórios, por exemplo), mas também de criar análises bem-sucedidas, identificando os dados mais relevantes para entender um fenômeno observado na organização.

Chegar ao “porquê” de problemas com o uso de dados e conseguir argumentar com dados são outros dois sinais de que uma equipe é alfabetizada em dados.

Por que Data Literacy é importante?

Por que a Data Literacy importa tanto para os negócios? Segundo a IDC, líder global em inteligência de mercado, até o ano de 2025, a quantidade de dados geradas pelos usuários e pelas organizações será dez vezes maior do que é hoje. Por esse motivo, empresas estão cada vez mais dependentes dos dados que coletam para tomar decisões e se tornarem mais competitivas.

Ter alta alfabetização de dados entre os seus colaboradores é uma vantagem porque permite que eles consigam navegar por esse novo ambiente de negócios, mais dinâmico e informado.

De acordo com o Data Literacy Report da Qlik, hoje, apenas 24% dos gestores e tomadores de decisões são alfabetizados em dados e conseguem trabalhar com, analisar e argumentar utilizando dados. O problema é ainda maior quando olhamos para a força de trabalho que está a procura de colocação hoje: apenas 21% dos profissionais de até 24 anos tem boa ou ótima Data Literacy.

Isso quer dizer que as empresas não encontram profissionais prontos para lidar com ferramentas como o Business Intelligence e os grandes volumes de dados no Big Data. Elas precisam educar e treinar profissionais, mesmo que eles tenham acabado de sair da faculdade, para conseguir um nível de alfabetização de dados satisfatório entre aqueles que trabalham nas suas organizações.

Mas o relatório também indica boas notícias: 78% dos negócios estão cientes da necessidade de aumentar a Data Literacy e dispostos a investir para que os colaboradores cheguem a um nível satisfatório de alfabetização e 94% dos profissionais que já utilizam dados no dia a dia são unânimes em dizer que aprender a ler dados conferiu a eles mais credibilidade no ambiente de trabalho.

O desafio é fazer com que essa vontade de aprender se reflita em transformações na maneira como a empresa faz negócios. Hoje, três problemas distraem da necessidade de Data Literacy: a resistência de profissionais seniores ao aprendizado, a falta de um líder que consiga conduzir à mudança e problemas internos que levam as empresas a terem dificuldade com a organização e validação dos dados que elas já possuem.

É preciso endereçar esses problemas para conseguir uma força de trabalho data driven e a mudança cultural é a mais importante de todas.

Quais os benefícios da Data Literacy?

Agora que você já sabe exatamente o que é Data Literacy, que tal ver como esse conceito impacta os resultados da sua empresa? Confira as principais vantagens da alfabetização de dados para os negócios:

  • processos de negócios são melhorados com o uso de dados;
  • a eficiência das equipes aumenta;
  • todos na organização conseguem obter benefícios usando dados;
  • todos têm acesso às informações de que precisam para ter sucesso em suas atividades; e
  • é mais fácil tomar decisões com dados.

Como aumentar a Data Literacy dos colaboradores?

Quer amplificar a alfabetização de dados dos seus funcionários e garantir que eles possam se beneficiar plenamente dos recursos que têm à disposição? Então confira como você pode atuar para fazer com que todos os seus colaboradores estejam confortáveis em ler dados, verificar a validade deles e integrá-los ao processo de tomada de decisão.

Passo 1: alinhe a estratégia de dados às prioridades do negócio

Para começar a alfabetização de dados na sua empresa é preciso encará-la como uma mudança cultural. Por isso, o primeiro passo deve ser alinhar junto às equipes quais são as prioridades de cada setor, do negócio como um todo e como o uso de dados pode fazer a diferença para a obtenção dos resultados esperados.

Um grande problema que atrasa a alfabetização de dados é não estar perto o suficiente dos colaboradores para explicar a eles por que dados são importantes para o sucesso do negócio. Mude isso mostrando como os dados podem facilitar a rotina e eles terão vontade de aprender a usar dados mesmo nas tarefas mais corriqueiras.

Passo 2: escolha uma ferramenta intuitiva

Outro grande desafio para o uso de dados nas organizações são as ferramentas erradas. A fim de que os colaboradores tenham o máximo de vontade de aprender e de usar dados no dia a dia, você terá que encontrar um software de Business Intelligence que seja fácil de aprender e intuitivo.

A dificuldade em lidar com novas ferramentas pode deter muitos profissionais que querem aprender. Busque recursos similares a outros softwares que a sua organização já utiliza ou que tenham uma baixa curva de aprendizado para evitar isso.

Passo 3: torne dados parte da rotina do negócio

Outro motivo pelo qual os colaboradores não se atêm ao aprendizado dessa nova linguagem, a linguagem dos dados, é porque eles não são cobrados da maneira adequada. Por isso, incentive a presença de dados na justificativa de projetos, em apresentações corporativas e solicite sempre dados como evidência de que uma decisão A é melhor que outra decisão B.

Essas novas exigências farão com que, em pouco tempo, dados passem a ser parte de como os seus colaboradores cumprem as demandas do negócio e terá enorme impacto na Data Literacy das suas equipes.

Por último, não se esqueça que na hora de aumentar a alfabetização de dados dos seus colaboradores uma consultoria de TI pode ajudar. Ao detectar uma baixa Data Literacy entre os seus colaboradores uma empresa deve fazer o possível para colocá-los em contato com ferramentas voltadas para a análise de dados e treiná-los para utilizá-las. Uma consultoria fará exatamente isso.

Que tal começar este processo na sua empresa agora mesmo? Fale com a Veltio e descubra como podemos ajudar.

Posts relacionados

Deixe uma resposta