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6 estratégias de negócio para você implementar na sua empresa

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Engana-se quem pensa que o sucesso de uma empresa depende unicamente da qualidade das soluções oferecidas. Os resultados comerciais, afinal, refletem diretamente uma série de fatores, que vão desde a qualidade dos colaboradores até a capacidade de tomada de decisão dos gestores.

Sendo assim, tudo gira em torno do estabelecimento de estratégias de negócio eficientes. Com base em um planejamento bem-estruturado, é possível explorar os pontos fortes da empresa e encontrar o caminho para posicioná-la em um lugar privilegiado no mercado. Mas, afinal, como fazer isso?

É claro que todo empreendimento conta com características únicas e, assim, não há uma fórmula mágica. Contudo, certas estratégias podem — e devem — ser aplicadas em praticamente qualquer situação. Separamos 6 delas para você. Confira!

1. Realize uma análise SWOT

Como falamos, toda empresa conta com suas particularidades. Por isso, uma das coisas mais importantes a se fazer é um mapeamento completo sobre os fatores que afetam seus resultados, considerando tanto os externos quanto os internos. Para isso, nada melhor que uma análise SWOT, também chamada de matriz FOFA.

SWOT é um acrônimo formado pelas iniciais dos 4 elementos abordados na análise: strenghts (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças).

Os dois primeiros contemplam o ambiente interno do negócio, focando na identificação de seus pontos fortes e fracos. Os dois últimos avaliam o cenário externo em busca de mudanças que podem ameaçar ou favorecer o empreendimento.

Com os insights gerados pela análise, você terá uma noção maior do que precisa ser feito para alcançar resultados mais favoráveis e, se cabível, expandir suas operações.

2. Defina objetivos e métricas de mensuração

Depois de fazer um mapeamento completo do seu negócio, é hora de definir um planejamento para chegar ao patamar desejado. Para isso, por mais banal que pareça, o mais importante é estabelecer objetivos claros e realistas.

A definição antecipada de metas serve como um norte para que toda a organização trabalhe com a mesma visão. Isso direciona as tomadas de decisão e facilita, por exemplo, a colaboração e o alinhamento entre setores.

Para saber se você está no caminho certo para o alcance dos objetivos, é crucial contar com métricas de mensuração. Monitorar o andamento da estratégia é importante para saber se existem pontos a serem melhorados ou se tudo está seguindo conforme o plano.

Defina, portanto, suas KPIs. Os indicadores de performance facilitam a análise do desempenho da empresa e têm um papel importante nas tomadas de decisão.

3. Utilize dados em suas tomadas de decisão

Por mais experiente e habilidoso que seja o gestor, é difícil tomar decisões efetivas sem o acesso a dados relevantes. Vivemos na era do Big Data, em que a abundância de informações facilita o entendimento sobre o mercado, seus competidores e o público-alvo.

Portanto, utilize isso ao seu favor para tomar suas decisões. A partir da coleta de dados internos, por exemplo, você pode identificar as atividades mais valiosas para a empresa e aquelas que não geram tanto valor. Para as últimas, será preciso buscar soluções de otimização, alcançando, assim, maior taxa de produtividade.

Já os dados externos podem indicar, por exemplo, tendências emergentes no mercado. A empresa que conseguir se antecipar às demais e atender a esse público pode construir vantagens competitivas muito importantes.

4. Tire proveito do marketing digital

Atualmente, é praticamente impossível alcançar sucesso comercial sem uma presença efetivamente estabelecida na internet. Canais como o e-mail e as redes sociais são ferramentas excelentes não apenas para alcançar o público, mas também para criar conexões duradouras e lucrativas.

Utilizando os dados que mencionamos no último tópico, identifique as características e comportamentos do seu consumidor ideal. Isso vai facilitar a montagem de uma persona, que é um personagem semifictício para o qual as ações de marketing são direcionadas.

Com o uso da persona, você pode desenvolver campanhas com taxas exuberantes de engajamento e conversão. Trata-se de um processo que precisa ser tocado de forma estratégica, de modo a posicionar a marca como uma autoridade no mercado.

5. Estabeleça um clima organizacional positivo

Todo empreendimento só é tão bem-sucedido quanto seu corpo de colaboradores. Em outras palavras, o sucesso da empresa depende da capacidade que a gestão tem em fazer suas equipes trabalharem com bons níveis de produtividade. E, para isso, um clima organizacional positivo é vital.

Portanto, garanta a qualidade da comunicação interna do seu negócio. Essa é a única forma de avaliar o que os colaboradores pensam sobre o ambiente de trabalho e, também, disseminar as melhores práticas e técnicas que devem ser utilizadas em suas rotinas.

O clima organizacional envolve a criação de uma cultura corporativa. É importante que todos os integrantes da empresa se encaixem nos valores e visões da companhia. Com isso, desde que você ofereça boas condições de trabalho, é muito mais fácil contar com equipes realmente engajadas.

6. Faça uso de ferramentas de Business Intelligence

Já falamos sobre a vasta quantidade de dados disponíveis e como eles podem ser essenciais para o desenvolvimento de estratégias eficientes. Contudo, de nada adianta contar com um grande volume de informações se não houver preparo para analisá-los. Por isso, busque trabalhar com ferramentas de BI.

Softwares de Business Intelligence facilitam o tratamento de dados e tornam sua compreensão muito mais fácil. Com relatórios, painéis, diagramas e gráficos, esses recursos fazem da análise de dados um processo muito mais intuitivo, dando ao gestor mais tranquilidade para chegar a decisões impactantes.

Além disso, as ferramentas de BI possibilitam a centralização de dados vindo de diversas fontes. Desse modo, você pode, em um lugar só, acessar informações coletadas em seus diferentes canais, enriquecendo todo o processo.

Conhecer diferentes estratégias de negócios é crucial para você saber lidar com as diversas situações que o mundo comercial pode proporcionar. O mais importante é compreender a situação da sua empresa, contemplando processos internos, público-alvo e concorrentes. A partir disso, você vai encontrar as melhores soluções para o seu negócio.

E aí, pronto para fortalecer a estratégia da sua empresa? A Veltio oferece serviços e soluções de Business Intelligence e análise de dados, facilitando suas tomadas de decisão. Quer saber como podemos ajudar? Entre em contato agora mesmo!

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