gestão por dados gestão por dados

Confira 5 benefícios da gestão por dados

3 minutos para ler

Conforme a tecnologia avança, os negócios ficam cada vez mais atrelados a informações digitais e a gestão por dados ganha relevância. Estratégias e decisões podem ser mais assertivas apenas buscando uma nova orientação.

A TI está deixando de ser apenas uma área de apoio para se tornar um setor fundamental e estratégico dentro das organizações, auxiliando a orientar suas ações em pontos estratégicos, como o marketing, as vendas ou a logística, por exemplo.

Contudo, é preciso diferenciar a gestão por dados da gestão da informação, já que a primeira trata da matéria prima, enquanto que a segunda é um estágio mais aprofundado e está ligado à criação de conhecimento. Em seguida, vamos listar os principais benefícios ao utilizar a gestão por dados. Acompanhe!

1. Melhor alinhamento das áreas da empresa

Conforme sua empresa começa a melhorar sua gestão por dados, a comunicação e a transparência entre todos os setores da organização aumentam, reduzindo redundâncias prejudiciais aos negócios.

Dessa forma, cada atitude tomada em cada setor é de total ciência dos demais, permitindo um alinhamento de estratégias, criando sinergia entre as equipes e garantindo melhores resultados em cada ação.

2. Redução de riscos e erros

Por muitas vezes, determinadas decisões são tomadas sem que se tome ciência dos riscos envolvidos. Isso acontece porque nem tudo em uma empresa é perceptível sem um olhar mais analítico, o que só pode ser feito através de uma gestão por dados.

Esse monitoramento constante também é responsável pela redução de erros, uma vez que se consegue verificar todos os processos, detectar os problemas e propor soluções para minimizar e/ou eliminar os prejuízos.

3. Aumento da produtividade

Uma das dificuldades das empresas ao promover a análise de índices de produtividade é a realização de uma medição do desempenho real dos times. A ausência de informações concretas sobre este aspecto, pode comprometer a percepção sobre a equipe.

Por meio dos dados, este tipo de informação se torna acessível, o que possibilita a análise de um panorama completo sobre a atuação dos colaboradores, que estarão mais motivados à produzir, além de levar os gestores à decisões mais acertadas, caso seja necessário promover algum ajuste.

4. Identificação de oportunidades

Ao avaliar os dados coletados, a equipe de marketing, juntamente com o time de vendas, poderão identificar oportunidades não evidenciadas anteriormente. Isso facilita a criação de um planejamento mais eficaz, ao proporcionar um melhor entendimento dos movimentos do mercado e como tirar proveito disso.

5. Definição de metas

Por fim, ao tratarmos os dados como uma fonte de informação confiável, podemos começar a traçar metas mais realistas, que possam realmente ser cumpridas e atendam aos requisitos do negócio.

É interessante destacar o papel de ferramentas como o Business Intelligence e Analytics para auxiliar uma empresa a gerir seus dados de forma efetiva e automatizar uma série de funções.

A gestão por dados é uma tendência sem volta, já que cada vez mais a tecnologia se torna algo fundido aos negócios, oferecendo alternativas que tornam as empresas mais produtivas e eficazes.

Gostou do post? Então assine agora mesmo nossa newsletter e não perca nenhum de nossos posts!

Posts relacionados

Deixe uma resposta