business-intelligence

O que é Business Intelligence e como aplicar no seu negócio?

Por Veltio Tecnologia, em 14 de February de 2020

O que é Business Intelligence e como aplicar no seu negócio?

Estamos vivendo uma era histórica: a tecnologia de ponta nunca esteve tão acessível e integrada às empresas de diferentes segmentos. O Business Intelligence é uma das ferramentas que estão na linha de frente dessa revolução.

Neste post, vamos apresentar uma conceituação completa desse termo e os benefícios da aplicação em seu negócio. Boa leitura!

O que é Business Intelligence?

O BI se relaciona à análise de dados com a intenção de descobrir /tendências, padrões e insights. As descobertas baseadas nesses dados fornecem visualizações precisas dos processos empresariais e dos resultados que esses processos estão gerando.

Além de apresentar informações sobre o estado atual da organização, a utilização de Business Intelligence ajuda a prever o desempenho em médio e longo prazos. Por meio da análise de dados passados ​​e atuais, os sistemas de BI rastreiam tendências de negócio e demonstram como elas vão se desenvolver com o passar do tempo.

Além disso, o Business Intelligence engloba mais que uma simples observação dos dados. O BI vai além da análise, já que ele proporciona a possibilidade de ações efetivas com base nos resultados coletados.

Ter a possibilidade de visualizar os resultados concretos da implantação dessa tecnologia e o impacto no futuro do seu negócio vai incrementar a tomada de decisão em seus processos.

Qual é a diferença entre Big Data e Business Intelligence?

Essas duas tecnologias estão em alta e costumam causar confusão na hora de conceituar cada uma delas. O BI envolve a produção de inteligência de negócio, tornando o processo decisório mais assertivo. Isso é realizado por meio da análise minuciosa dos dados referentes à empresa.

O Big Data, por outro lado, é o termo utilizado para designar uma ampla quantidade de elementos que serão transformados em informação relevante para a empresa. Eles são trabalhados por profissionais conhecidos como cientistas de dados, que estabelecem padrões e correlações.

Enquanto o BI analisa os dados atuais e ajuda a definir os próximos passos dentro de uma estratégia de negócio, o Big Data oferece um amplo leque de elementos estruturados que podem se transformar em conhecimento relevante.

Assim, podemos dizer que as duas ferramentas se complementam perfeitamente e podem ser implantadas em conjunto para otimizar os seus ganhos, já que o Big Data geralmente constitui a informação que levará a insights de Business Intelligence.

Quais são os benefícios do BI para a empresa?

Mas, não adianta muito conceituar sem oferecer alguns exemplos de sucesso da aplicação dessa estratégia. Vamos conhecê-los.

Possibilidade de emissão de relatórios acessíveis

O BI ajuda a eliminar definitivamente os "achismos" e dá suporte efetivo à tomada de decisão. É possível, por exemplo, visualizar um dashboard com a visão completa das rotinas empresariais e gerar relatórios instantâneos.

Otimização de preços e resultados

Munido de informações relevantes, é possível mensurar os preços praticados e os resultados obtidos de forma mais precisa.

Além disso, os gestores ainda vão conseguir mais informações sobre eventos anuais que influenciam os preços, por exemplo.

Reação mais rápida às mudanças do mercado

Por conta da possibilidade de agir com rapidez em cima dos dados encontrados, as empresas que adotam Business Intelligence conseguem otimizar seus processos de forma ágil e direta.

Desse modo, é possível se readequar às oscilações do mercado sem muitos traumas. Isso porque será bem mais rápido constatar as alterações nas tendências do ramo de atuação e atuar estrategicamente para sanar as deficiências.

Percebeu como o Business Intelligence confere vantagem competitiva a companhias de segmentos diversos? O trabalho com dados é aplicável a diferentes ramos da indústria, já que todas as empresas deixam rastros no mundo digital. Desse modo, a tecnologia atua na análise desse conjunto de elementos.

Para contar com essa ferramenta em seu negócio, é uma ótima ideia buscar a ajuda de consultores especializados em tecnologia. Para isso, priorize profissionais que trabalhem no projeto de forma end-to-end, ou seja, estejam com você e seus colaboradores do início ao fim da implantação das ferramentas de Business Intelligence.

Quer continuar lendo os nossos conteúdos? Então, nos siga nas redes sociais e confira os nossos posts em primeira mão!

Fique por dentro do que há de mais novo sobre Business Intelligence

Não enviamos spam