decisao

Como a tomada de decisão nas organizações pode ser mais assertiva?

Por Veltio Tecnologia, em 17 de February de 2020

Como a tomada de decisão nas organizações pode ser mais assertiva?

A tomada de decisão nas organizações é realizada de forma mais precisa quando os gestores dispõem de uma ampla quantidade de dados para desenvolver estratégias mais seguras e expandir as oportunidades de negócio.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo com dicas importantes para que você consiga realizar decisões com base em informações pertinentes. Boa leitura!

Busca por consultoria especializada

Em muitos casos, a equipe interna de tecnologia de uma empresa pode ter problemas para identificar as soluções digitais mais adequadas ao negócio naquele momento. Nesse sentido, contar com o apoio de profissionais especializados com um olhar diferente é extremamente benéfico para a melhoria nos processos.

Com a combinação entre essa consultoria e o trabalho interno, a empresa só tem a ganhar. Isso se explica porque essa junção vai trazer uma visão mais global dos processos. Será mais fácil mapear as demandas atuais e futuras do negócio.

Além disso, os consultores fornecem uma visão especializada, mantendo a autonomia do cliente para realizar as decisões.

Com essa ajuda, os colaboradores internos se tornarão capazes de elaborar um plano de ação mais eficiente para mitigar falhas e sugerir melhorias, além de colocar efetivamente em ação as mudanças necessárias para tornar a tomada de decisão mais assertiva.

Por fim, os consultores possuem amplo conhecimento em tecnologia de ponta e podem sugerir o que há de mais eficiente no mercado. Isso vai trazer uma bagagem extra de conhecimento aos profissionais internos, que se tornarão muito mais qualificados.

Investimento em tecnologias para gestão de dados

Para reforçar o processo de tomada de decisão, é fundamental recorrer à análise de dados, tanto dos projetos passados como das tarefas ainda em andamento. Os colaboradores precisam ser municiados com informações relevantes para poder operar de forma mais clara e gerar um aumento de produtividade.

Assim, é imprescindível utilizar a tecnologia a seu favor, investindo em ferramentas de Business Intelligence e Big Data para gerar inteligência de negócio. Essas ferramentas fornecerão informações importantes para incrementar esse processo decisório.

Adoção de indicadores adequados à dinâmica da empresa

Ao utilizar indicadores de desempenho, os gestores se tornam capazes de identificar, com um nível maior de precisão, se os recursos da companhia estão sendo aplicados de maneira sustentável. Dessa forma, será possível conseguir otimizar a produtividade geral.

Afinal, para que uma empresa obtenha vantagem competitiva, é necessário elaborar e seguir as estratégias. Para obter sucesso com o plano de metas estabelecido, utilizar indicadores de desempenho é uma ótima medida.

Também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators, indicadores de performance), eles proporcionam aos líderes a possibilidade de visualizar quais ações necessitam de uma nova abordagem.

Para utilizar esses indicadores de maneira assertiva dentro do negócio, o gestor pode solicitar a uma empresa parceira a identificação de métricas destinadas a otimizar o gerenciamento. Dessa forma, ele passará a mensurar os resultados de forma a interpretar com mais conhecimento de causa o cenário atual da organização.

Os indicadores trabalham ainda melhor em conjunto com ferramentas de Big Data e Analytics (Business Intelligence). Isso se explica pelo fato de que as informações extraídas com a utilização dessas ferramentas vão ajudar os gestores a traçar um panorama mais amplo do negócio e vão favorecer a tomada de decisão mais precisa.

Percebeu como algumas iniciativas são valiosas para melhorar o processo de tomada de decisão nas organizações? Além disso, a tecnologia e o trabalho com dados são grandes trunfos para traçar estratégias mais favoráveis.

Gostou do artigo e quer apresentar essas dicas para outras pessoas? Então, compartilhe o post em suas redes sociais e ajude outras pessoas a dominarem o tema!

Fique por dentro do que há de mais novo sobre Business Intelligence

Não enviamos spam