big-data

Analytics e Big Data: existe alguma diferença?

Por Veltio Tecnologia, em 19 de February de 2020

Analytics e Big Data: existe alguma diferença?

Data Science, Analytics e Big Data. Todos aqueles que têm algum interesse em tecnologia já se depararam com algum desses termos. Não é para menos, já que essas ferramentas têm revolucionado os negócios.

Porém, pode ser difícil diferenciá-las e descobrir se elas podem trabalhar juntas para otimizar os processos. Pensando nisso, preparamos esse artigo para esmiuçar as diferenças entre duas tecnologias bastante úteis para os gestores. Confira!

O que é Big Data?

O Big Data se relaciona a grandes volumes de dados que não podem ser interpretados de forma efetiva com os aplicativos que existiam até então no mercado. Uma típica operação envolvendo essa ferramenta se inicia com dados brutos que, na maioria das vezes, são impossíveis de armazenar na memória de um único computador.

O Big Data é, enfim, uma funcionalidade que é utilizada para analisar dados e gerar insights. Essas informações levam a uma melhoria no processo de decisão e conferem um maior nível de precisão nas estratégias comerciais desenvolvidas pela empresa.

O Gartner, a maior organização de consultoria em tecnologia no mundo, conceitua o Big Data como um elevado volume de informações e ativos de informações de alta velocidade que exigem formas inovadoras e econômicas de processamento. Ele proporciona uma visão aprimorada para melhorar os processos de tomada de decisão.

O que é Data Analytics?

Já o Analytics examina dados brutos com o objetivo de tirar conclusões e gerar informação relevante para o negócio. Também conhecido como Data Analytics na imprensa em inglês, ele envolve a aplicação de um processo algorítmico ou mecânico para obter insights.

Um exemplo de operação de Analytics é a aplicação da ferramenta para percorrer variados conjuntos de dados com o intuito de procurar correlações significativas entre eles. A tecnologia é utilizada em diversos setores diversos da indústria para proporcionar às empresas a verificação e teste de teorias ou modelos de negócio existentes.

É importante notar que uma ramificação do Analytics é a análise preditiva, que inclui a previsão do comportamento do cliente e o impacto geral do produto no mercado. A análise preditiva ajuda durante as fases de pesquisa de mercado e torna os dados coletados das pesquisas mais úteis e precisos nas previsões.

Esse tipo de análise tem aplicações em vários setores, não se limitando somente à área comercial. Ela ajuda em questões tão diferentes como a geração de relatórios meteorológicos e a prevenção de surtos de doenças.

É interessante esclarecer, também, que o Analytics é utilizado como sinônimo para outro termo bastante recorrente na tecnologia atual: Business Intelligence. Isso porque os dois modelos são similares na produção de conhecimento valioso para a companhia.

Analytics e Big Data podem trabalhar juntas?

Essa é, certamente, a melhor abordagem. Vamos explicar: o Analytics envolve a produção direta de inteligência de negócio, por meio da análise minuciosa dos dados de uma empresa.

O Big Data, como vimos, designa uma grande quantidade de dados que são trabalhadas por cientistas e estatísticos para a produção de informações relevantes do negócio. Esses profissionais estabelecem padrões de comportamento e tendências, tanto dos clientes como do mercado em geral.

Desse modo, enquanto o Analytics analisa o estado atual da companhia e facilita a adoção de novas estratégias, o Big Data é uma espécie de combustível para esse procedimento analítico.

Por isso, podemos concluir que é possível a combinação entre as duas tecnologias, para produzir resultados mais precisos, podendo, inclusive, ser implementadas em conjunto, para reforçar a extração de informação estratégica para o negócio.

Como pudemos ver no artigo, Analytics e Big Data são duas ferramentas robustas para incrementar as rotinas empresariais. Por meio delas, é possível produzir conhecimento permanente para a instituição, beneficiando os projetos futuros.

Quer continuar aprendendo sobre Business Intelligence e a análise de dados? Então, aproveite a visita e leia o nosso artigo sobre as semelhanças entre BI e Analytics!

Fique por dentro do que há de mais novo sobre Business Intelligence

Não enviamos spam