business-intelligence

Como criar uma cultura de inovação na empresa orientada por dados?

Por Veltio Tecnologia, em 27 de February de 2020

Como criar uma cultura de inovação na empresa orientada por dados?

O sonho de muitos gestores é conseguir criar uma cultura de inovação na empresa, utilizando os dados como guia para gerar novas ideais e fazer com que o negócio cresça de forma exponencial, mas esse é um grande desafio.

Neste post, nosso objetivo é mostrar para você um caminho a ser seguido na hora de buscar a implementação de uma cultura de inovação, sugerindo pequenos passos a serem tomados por você e seu time. Boa leitura!

O que é cultura de inovação na empresa

Conforme a transformação digital avança, novos players se fazem presentes no mercado e isso exige um maior preparo das empresas para lidar com essa nova concorrência. Quando falamos em uma cultura da inovação, não é apenas no sentido de criar novos produtos e serviços, mas reinventar os processos internos.

A inovação é necessária para trazer uma maior eficiência sobre as tarefas e atividades realizadas no dia a dia das empresas, melhorando seus resultados, reduzindo seus custos de produção e aumentando sua lucratividade.

Uma organização é como uma máquina que quando não recebe manutenção acaba enferrujando. No mundo atual, no qual a transformação digital reduziu as fronteiras, é preciso se reinventar constantemente para se manter competitivo. Esse é o principal papel da inovação em uma cultura organizacional.

Como implementar essa cultura

Separamos alguns dos principais passos a serem tomados na hora de implementar uma cultura de inovação na empresa.

Eduque a equipe

Para que a inovação flua dentro da organização, é preciso contar com um time bem treinado e capacitado. Isso amplia os horizontes dos colaboradores e contribui para o aumento do trabalho criativo, trazendo novas possibilidades de atuação.

Oriente sobre os detalhes

Muitas vezes pensamos que inovação está ligada apenas a grandes coisas, mas ela está muito mais voltada para os detalhes do dia a dia. Toda e qualquer mudança que traga um impacto é válida, não importa o seu tamanho. É por meio de várias pequenas coisas que se atinge um grande resultado.

Foque em processos

É comum que pensemos que a inovação é voltada apenas para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, o que é um erro. Foque na melhoria de seus processos internos. Isso poderá trazer grandes retornos em questões como redução de custos e melhoria de produtividade.

Busque dados precisos

Para que os insights possam ter validade, é preciso que os dados sejam relevantes e corretos. Além disso, temos de ter uma versão única das informações, que estarão compartilhadas com todos. É preciso que esses dados façam sentido para os times que vão recebê-los e analisá-los.

Quais os benefícios de uma cultura de inovação na empresa

Ok, você já sabe o caminho para implantar uma cultura de inovação em sua empresa, mas qual a vantagem nisso? Separamos algumas delas para convencer você:

  • diminuição de riscos ─ conhecer seus processos e alterá-los constantemente protege a sua empresa das flutuações do mercado;
  • potencialização de resultados ─ ao inovar, seu time pode fazer mais e melhor;
  • aumento de competitividade ─ sua empresa estará sempre de acordo com o que o mercado espera, batendo de frente com os principais players.

A cultura de inovação na empresa pode transformar completamente um negócio, trazendo mais oportunidades e vantagens competitivas com pequenas alterações que melhorem seus processos internos. Esperamos que isso tenha ficado claro ao finalizar essa leitura.

Faltou alguma coisa? Quer fazer alguma reflexão? Fique a vontade para expressar sua opinião ou tirar suas dúvidas nos comentários abaixo!

Fique por dentro do que há de mais novo sobre Business Intelligence

Não enviamos spam