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Gestão por dados e BI: como utilizá-los para conhecer o seu cliente?

Por Veltio Tecnologia, em 02 de March de 2020

Gestão por dados e BI: como utilizá-los para conhecer o seu cliente?

Atualmente, é comum encontrar soluções tecnológicas que facilitam os processos internos das empresas, levando ao aumento de produtividade e à redução de erros humanos. Contudo, também é possível contar com tecnologias destinadas a estudar diretamente o comportamento dos consumidores.

É o caso de ferramentas de análise de dados, como o Big Data e o Business Intelligence. Neste post, mostraremos como eles são fundamentais na hora de conhecer o cliente e desenvolver produtos que satisfaçam suas necessidades e preferências. Acompanhe conosco!

Qual é a importância de conhecer o cliente?

O tema pode até parecer básico para qualquer gestor, mas as novas tecnologias têm proporcionado oportunidades cada vez mais precisas de entender o comportamento do cliente e agir de acordo, lançando produtos e serviços que tenham a ver com as características dos consumidores.

Por mais que seja uma das primeiras preocupações de qualquer empresa, muitos profissionais ainda não conseguem entender bem a profundidade e os obstáculos envolvidos no que diz respeito à importância de conhecer o cliente. Assim, surge a oportunidade de combinar boa gestão com tecnologias adequadas.

O fato de entender o comportamento do consumidor e direcionar os seus esforços nessa direção eleva a sua marca em relação às demais. Isso é ainda mais importante nos dias de hoje, quando há uma grande oferta de produtos e o acesso a eles nunca foi tão fácil.

Assim, compreender os desejos e preferências do público é o que fará com que os clientes fidelizados priorizem os seus produtos, em vez de simplesmente percorrer as ofertas dos seus rivais. Por meio de estratégias táticas mais eficientes, será possível organizar as ações de modo a obter os melhores resultados.

Utilização de gestão de dados e BI

A reunião de dados analisados e coletados por ferramentas de análise de dados e Business Intelligence é o que traz subsídios para que a sua empresa tome as decisões mais embasadas. Combinando essas informações com os próprios insights dos gestores, eles conseguirão entender as melhores maneiras de aproveitar os hábitos de consumo dos seus consumidores.

Os dados fornecem as informações necessárias para tomar a melhor decisão em momentos diferentes. Assim, será possível escolher entre o oferecimento de planos personalizados, o fornecimento de compras programadas ou até mesmo a criação de uma newsletter de acordo com os produtos mais comercializados naquele mês, levando em consideração os anos anteriores, por exemplo.

Além disso, a aplicação de BI e análise de dados ajudam o gestor na hora de colocar um produto novo no mercado e checar a sua viabilidade. Com informações mais precisas, será mais fácil entender exatamente o que o mercado espera e realizar ajustes pontuais. Dessa forma, você obtém mais confiabilidade na hora de lançar serviços inovadores.

Quais são os meios para realizar essa tarefa?

Gestão de dados e BI

Os profissionais, tanto os analistas como cientistas de dados, assim como especialistas em BI, são capazes de identificar as melhores oportunidades possíveis. Eles conseguirão apontar, também, as necessidades e desejos dos clientes, assim como visualizar lacunas no mercado que podem ser preenchidas por novas soluções.

É possível contar com profissionais especializados no tema, que ajudarão o seu negócio a desenvolver inteligência empresarial por meio da análise de dados. Eles saberão aplicar o Business Intelligence e customizar as soluções de modo a analisar dados de atendimento, facilitar a gestão financeira e ainda implementar indicadores valiosos.

Análise swot

Também conhecida como matriz swot, a ferramenta já é consolidada na administração de negócios e pode ser incrementada com a utilização da análise de dados e do Business Intelligence. Ela identifica e analisa os pontos fracos e fortes de uma empresa, assim como as oportunidades e riscos do empreendimento.

Após coletar informações com a gestão de dados e o BI, será possível traçar, de forma mais precisa, uma tabela com os pontos abordados por uma análise swot:

  • strengths (pontos fortes);
  • weaknesses (pontos fracos);
  • opportunities (oportunidades);
  • threats (riscos para o negócio).

Monitoramento das redes sociais

Além da presença da empresa nas redes sociais, um requisito básico da atuação das empresas na atualidade, é uma boa ideia realizar o monitoramento do que os clientes buscam e do que eles estão falando sobre a sua companhia na internet.

A empresa pode ir além e obter informações sobre os produtos dos concorrentes e o que os consumidores estão avaliando neles. Ao estabelecer padrões nas reclamações sobre um determinado nicho, por meio das ferramentas de análise de dados, ela consegue se antecipar e planejar produtos que preencham os requisitos buscados pelos clientes.

Isso pode ser feito no monitoramento da própria página da sua empresa. Com a análise de dados, será mais fácil determinar o que está realmente desagradando os clientes e desenvolver melhorias de acordo com os feedbacks.

Pesquisas de satisfação

As pesquisas de mercado são importantes fontes de coleta de dados para o Business Intelligence e outras soluções dedicadas à produção de conhecimento relevante. Ao conduzir entrevistas com pessoas de perfis diferentes, se torna mais fácil obter informações em primeira mão.

Assim, é muito interessante combinar as pesquisas às soluções digitais. Com isso, será mais fácil estabelecer os padrões de consumo e compreender melhor o que os clientes estão efetivamente buscando em seus produtos.

Como a análise de dados pode se tornar um diferencial?

Há pouco tempo atrás, as tecnologias e métodos destinados a oferecer informações sobre o comportamento do consumidor eram bastante limitados. Isso fazia com que os clientes não tivessem muita opção na hora de comprar, mesmo em relação a itens básicos.

O Business Intelligence e o trabalho com dados possibilitam a avaliação minuciosa do comportamento do público e ainda oferece meios de identificar hábitos de consumo e padrões de comportamento recorrentes. Isso é valioso também para os consumidores, que passam a contar com produtos que satisfazem aos seus anseios.

Além disso, a empresa que passa a ouvir os clientes, monitorar os seus padrões de consumo e desenvolver soluções de acordo abre uma larga vantagem competitiva sobre os seus concorrentes. Ela passa a agir de forma proativa para buscar oportunidades.

Percebeu como conhecer o cliente é essencial para melhorar cada vez mais os seus produtos e serviços? Para isso, o trabalho com dados e ferramentas de BI é essencial para alimentar os insights dos gestores e otimizar a cadeia produtiva.

E aí, quer saber mais sobre como obter uma ferramenta de BI para incrementar os seus negócios? Então, aproveite a visita e entre em contato conosco!

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