erp

ERP e ferramentas de BI: entenda como combinam juntos

Por Veltio Tecnologia, em 04 de March de 2020

ERP e ferramentas de BI: entenda como combinam juntos

A análise de dados eficiente é um dos recursos mais valiosos para que as empresas entendam melhor seus consumidores, otimizem processos de negócios e sejam mais eficientes. Os sistemas ERP, utilizados para organizar melhor os fluxos de trabalho e dados de projetos, são grandes aliados nesse sentido, ajudando organizações a obterem dados melhores para os seus sistemas de BI.

Curioso para entender como a combinação entre essas duas tecnologias trará vantagem competitiva para o seu negócio? Confira o guia completo de ERP e ferramentas de BI!

O que é ERP?

ERP, ou Enterprise Resource Planning (do inglês, Sistema Integrado de Gestão Empresarial), é um tipo de software utilizado nas organizações para fazer o acompanhamento de processos de negócios em tempo real. Essas ferramentas reúnem uma porção de funcionalidades, geralmente em módulos, que contribuem para que o negócio seja administrado com mais eficiência. Algumas das tarefas que podem ser feitas com ERP são:

  • contabilidade;
  • relatórios financeiros;
  • relatórios fiscais;
  • gestão de recursos humanos;
  • gestão de suprimentos;
  • gestão de patrimônio;
  • gestão de vendas, entre outras.

Como ERP combina com BI?

A grande vantagem de utilizar um software ERP no dia a dia do negócio é centralizar informações e ter acesso a elas com apenas alguns cliques. Por isso, os sistemas de ERP são grandes aliados das plataformas de BI.

Os dados encontrados nessas ferramentas são precisos e atualizados e, por isso, quando integradas elas conseguem dar uma visão 360 do que está acontecendo no negócio.

Quais as vantagens de combinar as duas tecnologias?

Há uma porção de vantagens em se trabalhar com sistemas de BI junto com as ferramentas ERP. Nos tópicos abaixo, você verá alguns motivos para combinar esses recursos e melhorar a qualidade da sua análise de dados. Confira!

Eficiência na tomada de decisão

O primeiro benefício em combinar ERP e BI é a eficiência com que esses dois sistemas podem trocar informação. Porque os ERPs são atualizados constantemente, a cada tarefa executada dentro do negócio, os dados processados pelo seu sistema de Business Intelligence são mais precisos e podem ser interpretados e analisados em tempo real. Isso traz dinamismo para a tomada de decisão, além de fazer com que seja mais fácil incorporar uma cultura de dados nos vários departamentos do seu negócio.

Detalhamento das informações

Precisa tirar uma dúvida sobre algum dos insights obtidos com o seu sistema de BI? Os ERPs são organizados de maneira que dados detalhados e fiéis sejam adicionados ao sistema. Em vez de olhar para algumas planilhas e tomar decisão com base nelas, você poderá consultar os dados em sua fonte e fazer uma análise detalhada deles sempre que precisar.

Acompanhamento de performance

Tem dificuldades em verificar o quão eficientes são os seus departamentos? Com a integração entre BI e ERP a sua empresa consegue acompanhar exatamente quanto rende cada área do negócio e quanto cada uma delas perde. Dessa forma, tomar decisões financeiras, fazer a redução de custos e até eliminar processos por completo se torna uma tarefa muito mais simples.

Mas lembre-se: para obter sucesso com a implantação de um sistema de BI a sua empresa deve contar com ajuda. Procurar especialistas para lidar com essa demanda permitirá o acesso a todos os benefícios do Business Intelligence sem precisar desprender profissionais de TI ao longo do processo.

Gostou de entender mais sobre o uso de ERP combinado com ferramentas de BI? Siga a Veltio nas redes sociais e não perca nenhuma das nossas atualizações. Temos perfis no Twitter, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Fique por dentro do que há de mais novo sobre Business Intelligence

Não enviamos spam