data-quality

Data quality: importância e como aplicar na empresa

Por Veltio Tecnologia, em 11 de March de 2020

Data quality: importância e como aplicar na empresa

Quando falamos em data quality, é comum que muitos gestores fiquem confusos, afinal, dados são dados, não é mesmo? Bom, para falar a verdade, não é bem assim! E quanto antes você descobrir isso, melhor para a sua empresa.

Estamos na era da transformação digital e geramos toneladas de dados a todo momento. Mesmo as pequenas operações podem gerar várias informações, já que nosso dia a dia é cheio de atividades.

Agora, será que todas as informações que geramos possuem relevância para que seus os dados sejam coletados, processados e tratados, ou será que estamos realizando esse processo de forma correta? Ao longo deste post, você entenderá melhor a importância de focar em data quality. Boa leitura!

O que é data quality

A mera disponibilidade de dados, trazida pela quantidade massiva de ferramentas digitais e integrações entre sistemas que temos hoje, não garante que as informações produzidas sejam relevantes ou, pior ainda, que estejam corretas.

Ao tratar de análise de dados, temos sempre que focar em qualidade, pois, hoje, as decisões tomadas dentro de qualquer organização têm por base as informações recebidas. Quando não há qualidade nas informações, as decisões não serão assertivas.

Chamamos de data quality o valor atribuído às informações disponibilizadas de acordo com a sua assertividade, ou seja, o quanto elas estão corretas no que diz respeito à sua elaboração, inserção, manipulação, armazenamento e análise.

Qual é a importância da qualidade de dados

Independentemente do porte de uma organização, uma coisa é certa: ela precisa de dados para se guiar da melhor maneira no mercado. Porém, não basta ter vários bytes de dados à disposição na hora de tomar decisões dentro de uma empresa, é preciso confiar neles e ter a certeza de que estão corretos.

Conforme a concorrência no mercado aumenta — fruto da transformação digital, que facilitou as formas de empreender e reduziu distâncias — as empresas precisam se reinventar. Analisar dados e criar estratégias é a maneira mais segura para isso. São os dados que:

  • fundamentam análises futuras ─ antecipam tendências do mercado para o lançamento de produtos e serviços e melhor aproveitamento da demanda;
  • auxiliam as estratégias de marketing ─ permitem conhecer melhor o seu público e entender quais peças publicitárias funcionam melhor para ele;
  • garantem melhores decisões ─ ao criar cenários futuros, permite traçar metas e objetivos, norteando as ações da empresa como um todo.

Quais os impactos de uma análise ruim

Como você pôde observar logo acima, a análise de dados tem uma grande importância para as organizações, sendo que informações problemáticas ou incorretas impactam diretamente sobre essa análise e podem trazer sérios problemas para as empresas, tais como os descritos a seguir.

Dificuldades financeiras

A principal consequência de uma análise baseada em dados sem qualidade são os problemas financeiros, afinal, a empresa pode ser levada a tomar decisões errôneas, como o investimento em um produto que não tem a demanda esperada, por exemplo.

Perde-se dinheiro com campanhas, produção e logística por se acreditar que tal produto teria uma boa aceitação, porém, não é o que acontece. Então, um investimento que parecia seguro se torna de alto risco e prejudica o balanço da organização.

Produtividade influenciada de forma negativa

Uma análise mal feita acerca da capacidade de trabalho de seus colaboradores pode fazer com que sua empresa acabe fechando mais contratos do que é capaz de entregar, sobrecarregando os trabalhadores que acabam perdendo rendimento.

Isso acaba causando prejuízo, já que o time não dá conta de entregar o que foi combinado, é preciso contratar e treinar mais mão de obra e a imagem da empresa fica prejudicada no mercado. Tudo fruto de uma má decisão baseada em dados errados.

Segurança prejudicada

Analisar dados sem qualidade também pode prejudicar a segurança da empresa, que pode estar sendo alimentada com dados inconsistentes sobre o correto funcionamento de equipamentos e sistemas, dando a impressão de que o ambiente está em perfeito funcionamento, quando, na verdade, não está. Caso não haja um monitoramento constante, situações de risco podem ocorrer, comprometendo as atividades da empresa.

Como conquistar o data quality em sua organização

Nós já falamos muito sobre a importância da análise de dados e como a sua qualidade pode impactar no resultado final obtido. Mas, como alcançar o data quality e tomar decisões cada vez mais assertivas? Separamos algumas dicas para você.

Escolha uma metodologia adequada

Existem vários frameworks no mercado que facilitam a criação de um fluxograma de dados, que possibilita o entendimento do processo desde a coleta até a análise final, trabalhando em todos os pontos com o objetivo de manter a qualidade da informação. A escolha entre um deles depende muito do ramo de atuação da empresa e seus objetivos.

Uma metodologia adequada também é fundamental para alcançar a qualidade de dados. Existem vários modelos disponíveis e cada um deles se utiliza de um método de validação diferente. O ideal é buscar uma consultoria que guie sua equipe na escolha do que melhor se adapta para a sua organização.

Busque soluções tecnológicas

A tecnologia é sempre um trunfo na manga de qualquer gestor e as ferramentas adequadas podem ser uma mão na roda na hora de buscar pela qualidade de dados. Soluções integradas que façam uma pré-triagem das informações são as ideais.

Além disso, uma configuração correta também é essencial, já que, muitas vezes, o problema não está nas ferramentas utilizadas, mas na maneira como elas são aplicadas, prejudicando a qualidade dos dados.

Efetue testes

Os testes são fundamentais para o monitoramento e nos permitem encontrar erros, suas fontes e aplicar as correções necessárias. Em alguns casos, determinadas situações estão prejudicando o resultado final, influenciando na qualidade dos dados.

Encontrar esses gargalos e tratar a situação pode ser muito mais simples ao se aplicar alguns testes fixos, que garantam resultados fechados, ou seja, eles podem ser disparados a qualquer momento e, caso resultem em algo inesperado, já se sabe que é preciso verificar o que está acontecendo, garantindo o monitoramento de qualidade.

Alcançar o data quality é fundamental para a criação de estratégias que realmente funcionem. Nesse sentido, contar com uma consultoria pode agilizar o processo de melhoria da qualidade de seus dados.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco agora mesmo!

Fique por dentro do que há de mais novo sobre Business Intelligence

Não enviamos spam