saude-financeira

Como medir a saúde financeira de uma empresa? Veja 7 indicadores!

Por Veltio Tecnologia, em 20 de March de 2020

Como medir a saúde financeira de uma empresa? Veja 7 indicadores!

Como medir a saúde financeira de uma empresa? Os dados são os maiores parceiros de um negócio. Eles podem ajudá-lo a identificar processos que não são eficientes, a escolher melhor os leads que o seu departamento de vendas aborda e até a identificar novas oportunidades para expandir o portfólio da sua empresa.

Mas não são apenas as informações que a sua empresa capta em sistemas ERP e CRM que podem ser utilizadas para gerar inteligência competitiva. KPIs, ou indicadores-chave de performance fazem toda a diferença no acompanhamento do desempenho de cada um dos seus departamentos, inclusive o de contas a pagar.

Quer entender como medir a saúde financeira de uma empresa e melhorar seus resultados? Confira os indicadores que o ajudarão nessa tarefa!

1. Liquidez corrente

A liquidez corrente é um dos KPIs mais relevantes para o departamento financeiro, pois nos mostra a capacidade que uma empresa tem de saldar compromissos imediatos sem se endividar. Ela é calculada dividindo o Ativo Circulante pelo Passivo Circulante.

2. Crescimento de receita

O crescimento da receita de um negócio nos indica quanto ele evoluiu de um período fiscal para outro. Ele pode ser calculado dividindo todos os recebimentos do período atual pelo total dos recebimentos de um período anterior.

3. Ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio indica qual é o faturamento mínimo para que uma empresa cumpra com todas as suas obrigações financeiras e salde os custos operacionais. Para calculá-lo, divida os custos fixos pela receita menos custos variáveis sobre receita total e multiplique o valor obtido por cem.

4. Produtividade por colaborador

Embora a produtividade seja um fator relevante para todos os seus departamentos, apenas a produtividade por colaborador é um cálculo que influencia na administração das finanças do negócio. Para entender essa produtividade, você deve somar todo o faturamento da empresa e dividí-lo pelo número de colaboradores.

Acompanhar esse indicador mostrará se a estrutura do seu negócio é competitiva ou não e indicará se é preciso aumentar vendas ou cortar custos internos para tornar as operações mais rentáveis.

5. Endividamento

Quase todas as empresas têm dívidas e, por isso, acompanhar de perto quanto a sua organização deve a bancos e outros tipos de credores é muito importante para averiguar a maturidade financeira do negócio.

O valor do endividamento é composto da soma de todos os passivos dividida por todos os ativos e multiplicada por cem.

6. Recebimentos

O indicador Recebimentos aponta, a médio prazo, todos os valores que estão em aberto para a sua organização. Para obtê-lo, basta dividir as suas duplicatas, ou valores a receber, pelo total da receita de vendas da empresa no período e multiplicar por 360.

Esse é um indicador que deve ser acompanhado ano a ano e que serve para medir a inadimplência dos seus consumidores e o quanto ela está afetando os resultados financeiros do negócio.

7. Valor econômico agregado (EVA)

O Valor Econômico Agregado é outra KPI importante para entender a saúde financeira do seu negócio. O VEA é calculado subtraindo o lucro líquido do negócio do custo de oportunidade do capital empregado pela empresa. Esse indicador nos mostra, por exemplo, se valeu a pena manter o dinheiro aplicado na empresa e não em outras opções financeiras disponíveis no mercado.

Cuidar da saúde financeira do negócio é uma necessidade para aqueles que querem permanecer competitivos. Por isso, fique atento aos indicadores de performance que conheceu aqui e faça acompanhamento periódico deles.

Ferramentas como o BI e o Analytics dão apoio a tomada de decisão e permitem analisar indicadores com mais precisão. Na prática isso significa entender melhor os seus indicadores de desempenho e compreender cada vez mais as necessidades dos seus clientes para oferecer produtos ou serviços otimizados como resultado.

E aí, gostou de entender como medir a saúde financeira de uma empresa com KPIs? Curta a Veltio no Facebook e não perca nenhuma postagem do nosso blog!

Fique por dentro do que há de mais novo sobre Business Intelligence

Não enviamos spam