transformacao-digital

Transformação digital nas empresas: saiba como engajar os colaboradores

Por Veltio Tecnologia, em 08 de April de 2020

Transformação digital nas empresas: saiba como engajar os colaboradores

Sempre que falamos sobre a transformação digital nas empresas pensamos apenas nas ferramentas tecnológicas que podemos aplicar e os resultados benéficos que elas podem trazer para qualquer organização.

Porém, durante esse período de transição, no qual novas soluções e tecnologias são aplicadas, é preciso lidar com alguns desafios comuns em qualquer empresa. O principal deles é o engajamento dos colaboradores.

Afinal, somos todos seres humanos e, por natureza, costumamos ser resistentes às mudanças. Muitas vezes, os funcionários se sentem ameaçados por qualquer alteração causada em processos e atividades pelo uso de novas tecnologias. Ao longo deste texto, vamos entender melhor como engajar os colaboradores nessa jornada. Boa leitura!

A transformação digital nas empresas

A evolução de uma empresa passa diretamente pela incrementação de soluções tecnológicas, porém, não é apenas o uso indiscriminado de tecnologia que caracteriza a transformação digital.

Podemos conceituar a transformação digital como uma associação entre os recursos tecnológicos disponíveis e os produtos, serviços e processos dentro de uma determinada organização, de modo a criar funcionalidades, automatizar tarefas, reduzir custos, simplificar operações e levar a empresa a um novo nível dentro do mercado em que atua.

Claro que todo e qualquer gestor está de olho quando se depara com todos esses benefícios, porém, existe um grande desafio na hora de agregar tecnologia dentro da empresa, e o engajamento dos colaboradores é uma das barreiras a serem vencidas.

As dicas para o engajamento dos colaboradores

Separamos algumas dicas simples, porém, muito eficazes na hora de engajar os funcionários para a adoção e uso de novas ferramentas de paradigmas tecnológicos. Acreditamos que seguir esses passos pode trazer um ótimo resultado para a sua empresa.

Investir em treinamento

Desconhecer determinada ferramenta pode ser algo realmente frustrante, fazendo com que o colaborador se sinta inferiorizado ou traumatizado. Por conta disso, a cada nova implantação, é fundamental investir no treinamento de todos, para que conheçam e saibam lidar com a nova tecnologia.

Quebrar o paradigma da hierarquia

A comunicação é fundamental no processo de implantação de tecnologia e, para que ela flua sem barreiras, é preciso quebrar o paradigma da hierarquia, permitindo assim que as equipes tenham livre acesso às atividades que as outras desenvolvem, apreendendo entre si.

Dar autonomia criativa

Quando inserimos ferramentas tecnológicas dentro de qualquer processo, nem sempre existe uma maneira fixa de utilizar a solução. Permitir que os colaboradores se sintam à vontade para descobrir novas formas de aplicação pode ser algo surpreendentemente interessante para o negócio.

Implementar uma cultura de inovação

A inovação deve estar no core da empresa, sendo parte de sua cultura organizacional. Isso impede que os colaboradores se sintam engessados e garante mais flexibilidade na hora de se adaptar a novas soluções e ferramentas. Toda mudança, que traga vantagens, é bem vista e aceita.

Entender a real demanda da equipe

Por fim, para alcançar a transformação digital e angariar a colaboração de todos dentro da organização não basta apenas inserir tecnologia, é preciso sanar problemas reais, e para isso, basta ouvir as demandas da equipe. Com isso, as soluções serão muito mais bem recebidas, pois o colaborador tem uma visão clara que o objetivo é facilitar a sua vida.

Chegamos ao final deste post rápido mas muito esclarecedor acerca da transformação digital nas empresas e como fazer com que seus colaboradores aceitem e abracem essa estratégia que é fundamental para o crescimento do negócio.

Tem alguma dúvida ou história para compartilhar? Deixe um comentário logo abaixo!

Fique por dentro do que há de mais novo sobre Business Intelligence

Não enviamos spam