data-driven

Quais são os impactos da cultura data driven em uma organização?

Por Veltio Tecnologia, em 15 de April de 2020

Quais são os impactos da cultura data driven em uma organização?

O cenário de negócios mudou muito nos últimos anos. Com a proliferação e a democratização dos dados, empresas de todos os portes estão utilizando ferramentas de tomada de decisão orientada por dados para sairem na frente da competição. Nesse sentido, uma cultura data driven faz toda a diferença para que uma empresa consiga ser competitiva e liderar o seu mercado.

Mas o que é cultura data driven, que benefícios ela pode trazer para a empresa e como implementar? Continue a leitura e descubra as respostas!

O que é cultura data driven?

Data driven, ou orientado por dados, é o termo utilizado em inglês para se referir a processos e atividades corporativas em que insights gerados por ferramentas de análise de dados, como os softwares de Business Intelligence, são protagonistas no processo de tomada de decisão da organização.

Uma cultura data driven, portanto, é aquela em que os colaboradores são incentivados a utilizar dados para justificar e orientar as decisões de negócios e não apenas intuição ou experiências pessoais.

Quais os benefícios de ser data driven?

Remover a intuição do processo de tomada de decisão nas empresas é bastante positivo. Baseada em evidências empíricas, uma organização tende a resultados mais assertivos na tomada de decisão. Mas há outros benefícios nas mudanças culturais que fazem de uma empresa data driven, como:

  • maior eficiência organizacional;
  • eliminação de processos ineficientes;
  • redução de custos; e
  • melhoria do processo de aquisição de clientes, entre outros.

Como criar uma cultura data driven?

Pronto para ver esses benefícios na prática? Então confira o passo a passo para estimular uma cultura data driven na sua empresa.

Passo 1: escolha que indicadores quer melhorar

Para mudar a mentalidade dos colaboradores e implementar uma cultura data driven você pode começar com algumas metas e objetivos de curto prazo. Eles servirão de teste para que a equipe veja o impacto dos dados na rotina do negócio. Escolha algumas KPIs ou métricas que quer melhorar e documente como elas são hoje.

Passo 2: identifique os dados relevantes

Essas primeiras KPIs são influenciadas por dados, portanto, em um primeiro momento é preciso mapeá-los. Seus colaboradores devem ser parte ativa do processo porque ele servirá para estabelecer uma relação entre dados e KPIs que, posteriormente, poderá ser expandida para todas as áreas do negócio.

Passo 3: escolha uma ferramenta de análise

Identifique que ferramenta de análise usará para gerar os insights relevantes. Uma boa ferramenta deve atender às demandas do negócio, além de ser intuitiva e fácil de usar. Entre em contato com uma consultoria de TI se tiver dúvidas a respeito de que tecnologia utilizar.

Passo 4: analise os dados coletados

Faça dessa primeira análise de dados um workshop para todos os membros da organização. Eles deverão entender como dados se relacionam aos KPIs escolhidos, bem como que flutuações observar para tomar decisões. Esse aprendizado permitirá que, no futuro, façam o mesmo sem ajuda de ninguém.

Passo 5: transforme informação em ação

Por último, não se esqueça de dar um exemplo prático de como os insights obtidos com a ferramenta influenciam ações no mundo real. Tome decisões e as justifique com dados para que os seus colaboradores possam ver, de fato, como se saem os resultados da análise.

Conforme o tempo passa as ferramentas utilizadas na análise de dados se tornam ainda mais eficientes. Porque elas trazem resultados positivos para os negócios, a tendência é que continuem a evoluir junto com as necessidades das empresas.

Investir em soluções que permitam que seus colaboradores se beneficiem da cultura data driven na execução dos processos de negócios orientados por dados é o melhor que a sua empresa pode fazer para poder ver todos esses benefícios funcionarem na prática.

E aí, o que achou de conhecer os impactos da cultura data driven em uma organização? Se gostou deste conteúdo, compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Fique por dentro do que há de mais novo sobre Business Intelligence

Não enviamos spam