gestao-por-dados

Erros na gestão de dados? Conheça alguns e saiba como evitá-los

Por Veltio Tecnologia, em 27 de April de 2020

Erros na gestão de dados? Conheça alguns e saiba como evitá-los

Ouvimos falar de dados o tempo todo: eles são o bem mais valioso das empresas. Quando bem utilizados, eles podem, por exemplo, ajudá-las a conquistar e fidelizar novos clientes, a identificar oportunidade de negócio e a entender melhor como seus produtos são utilizados pelo consumidor para melhorá-los com o passar do tempo. Entretanto, mesmo aqueles negócios que já têm uma forte cultura data driven podem cometer erros na gestão de dados e assim colocar em risco a rentabilidade e a eficiência do negócio.

Mas quais são estes erros, que tipo de consequências eles trazem para a sua organização e como é possível contorná-los antes de impactarem o lucro e a rentabilidade da sua empresa? Confira em nossa lista!

Priorizar quantidade e não qualidade

Quando falamos em Big Data as pessoas logo pensam em grandes quantidades de dados, mas poucas se perguntam sobre a validade e a utilidade desses dados. Embora grandes conjuntos de dados sejam valiosos para as empresas, não é o volume que faz com que eles o sejam, mas a relevância dos dados que foram acumulados pelo negócio ao longo dos anos.

Verifique os seus dados e pense em como eles se encaixam na estratégia do negócio. Isso é fundamental para melhorar a gestão de dados nas empresas.

Acompanhe o ciclo de vida dos dados

Você já deve ter ouvido falar em ciclo de vida de produto, mas e o ciclo de vida dos dados? Nossa capacidade de armazenar informações é atualmente muito maior do que no passado, mas isso não significa que os dados têm validade eterna. Como o volume e a velocidade de criação deles é maior que nunca, também é a necessidade de acompanhar o seu ciclo de vida para que eles não influenciem negativamente uma decisão.

Não mantenha dados antigos no ambiente principal de armazenamento nem os utilize para gerar insights sem antes validá-los. Só assim a sua empresa conseguirá obter todos os benefícios da análise de dados.

Problemas de integração

Outro grande desafio para as empresas é conseguir integrar bem os dados do negócio. A falta de comunicação entre departamentos e de procedimentos padrão para a armazenagem de dados pode levar à duplicidade e isso é um problema tanto do ponto de vista do armazenamento quanto do uso dos dados.

Dados duplicados ocupam espaço nos seus servidores ou na sua nuvem que custam dinheiro. Por isso, se esforce para integrar os departamentos e evitar que várias cópias de uma mesma informação poluam o armazenamento da empresa.

Não há planejamento estratégico

Há ainda outro desafio na gestão de dados nas empresas: a falta de planejamento estratégico. Como os dados armazenados hoje são utilizados? Eles servem a um propósito, operacional ou processual? Há expectativa para que eles sejam utilizados no futuro?

Obter as respostas para essas perguntas ajudará você a determinar tanto a necessidade de armazenar um dado quanto o que fazer com ele quando findar seu ciclo de vida.

Agora que já sabe o que não fazer com dados, confira algumas melhores práticas que vão contribuir bastante com a gestão deles na sua empresa:

  • defina um planejamento detalhado para a armazenagem e o uso de dados;
  • passe um pente fino nos seus servidores, identificando duplicidades e dados não validados;
  • estabeleça métricas para acompanhar o crescimento dos dados;
  • reforce a Governança de Dados entre a sua equipe de TI e defina um encarregado para as necessidades de dados da empresa; e
  • na dúvida, contrate uma consultoria para ajudá-lo com a gestão de dados na empresa.

Tudo isso vai permitir que o seu negócio consiga evitar erros na gestão de dados e a obter vantagens competitivas utilizando-os na geração de insights e na tomada de decisão.

Gostou de conhecer estes erros na gestão de dados que podem estar prejudicando a performance do seu negócio? Continue aprendendo a veja como analisar dados de maneira eficiente!

Fique por dentro do que há de mais novo sobre Business Intelligence

Não enviamos spam