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Quais os principais benefícios de utilizar Big Data no varejo?

Por Veltio Tecnologia, em 04 de May de 2020

Quais os principais benefícios de utilizar Big Data no varejo?

"Transformação digital" não é só um termo à toa. Ele também serve para designar o modo como ferramentas que eram tidas como aplicações de grandes empresas têm se tornado cada vez mais acessíveis a diferentes negócios.

É o caso da aplicação, por exemplo, do Big Data no varejo, cada vez mais popular. Afinal, todo gestor quer descobrir formas de utilizar melhor seus recursos, prever tendências e compreender seus consumidores. Neste post, falaremos dos principais benefícios da ferramenta. Boa leitura!

Avaliação mais precisa do comportamento do consumidor

Não há como pensar em vendas e sucesso no varejo sem considerar os hábitos e o comportamento do consumidor. Isso porque é o próprio público que toma a decisão final em uma aquisição. Assim, o trabalho dos gestores é garantir que ele priorize a sua empresa na hora de fechar uma compra.

Nesse sentido, o Big Data no varejo surge como uma ferramenta valiosa para compreender as escolhas e ações dos indivíduos, já que ele entrega respostas precisas no estudo do comportamento desses consumidores.

O Big Data se diferencia das clássicas pesquisas de mercado, baseadas em questionários e entrevistas pontuais, ao propor o monitoramento do comportamento dos clientes em potencial em diferentes ambientes.

Precisão e embasamento para a tomada de decisões

Profissionais do varejo sabem que a estipulação de preços, ofertas e promoções em geral envolve riscos. Estudos preliminares podem facilitar a tarefa da precificação e a escolha pela melhor estratégia de venda, minimizando possíveis vantagens competitivas dos concorrentes.

Nesse contexto, o Big Data surge como uma ferramenta destinada a garantir mais precisão aos processos. Ele consegue relacionar diferentes fontes de dados, como o histórico de vendas, o desempenho de campanhas passadas e o próprio comportamento dos clientes.

Assim, é possível tomar decisões de forma bem mais embasada, além de empregar estratégias mais precisas. O grande benefício, aqui, é a minimização geral dos riscos, ao captar um volume considerável de informações de fontes confiáveis e ainda propor caminhos para o crescimento da marca.

Realização de diagnósticos mais completos e detalhados

A análise de informações em diversos canais, recolhidas após a aplicação de ferramentas de Big Data e Business Intelligence, possibilita que a empresa compreenda melhor o ciclo de compra dos seus clientes.

Eles passam a ter informações sobre quando foi o primeiro contato do consumidor com a empresa, de onde ele vem e quanto tempo levou para concluir uma compra, por exemplo. Com esse conhecimento relevante em mãos, os empreendedores poderão utilizar estratégias para otimizar este ciclo.

Isso gera mais vendas para o negócio. Uma solução de Big Data no varejo faz com que o gestor tenha mais informações na hora de lançar novos produtos, minimizando as chances de erro na hora de inovar. Esse profissional consegue maximizar as qualidades e atributos mais desejados pelo público.

Muitas empresas gostam de realizar pesquisas de mercado com clientes já fidelizados e com consumidores em potencial. O Big Data pode ser combinado a essa estratégia, já que ele proporciona aos profissionais cruzar as respostas e entender melhor sobre a aceitação e receptividade de determinados produtos, com a realização de diagnósticos mais completos sobre as lacunas do mercado.

Além disso, é possível utilizar o Big Data em conjunto com outras ferramentas de análise de dados, como o Business Intelligence. Assim, para entender melhor o comportamento de um consumidor durante o processo de aquisição de uma mercadoria, os gestores poderão mapear aspectos geográficos e demográficos para gerar novos insights.

Desse modo, podemos dizer que o uso do Big Data no varejo tem transformado os meios como as empresas trabalham, ao fornecer mais conhecimento para as suas decisões. Isso gera um relacionamento mais próximo com o cliente e alinhamento das soluções de acordo com as necessidades do mercado.

Atendimento mais personalizado

Com ferramentas de Big Data e Business Intelligence, é possível obter informações sobre o perfil do cliente e utilizá-las para o desenvolvimento de programas de fidelização. A partir das preferências, dos hábitos e padrões de compra, será mais fácil oferecer soluções personalizadas a um nicho específico.

Isso é especialmente interessante para iniciativas de marketing que ambicionem a criação de relacionamentos de longo prazo. Programas de fidelidade incentivam os consumidores a comprar mais e ainda geram um banco de informações precioso para a companhia.

Otimização dos preços

Tal como a precisão da demanda, o Big Data atua, também, na otimização dos preços. Essa tarefa pode ser realizada até mesmo por ferramentas mais simples, como o Google Analytics, e também pela utilização de outras soluções digitais, desenvolvidas de acordo com o perfil da empresa contratante.

Com o Big Data, as empresas conseguem realizar transações e mapear os preços praticados pelos concorrentes. É possível analisar o histórico digital de compras da companhia e criar ações de marketing com base nos achados.

Assim, se a sua empresa aplica o Big Data e descobre que as pessoas priorizam a compra de um determinado produto em um mês específico, será mais fácil se preparar para o mesmo período do ano seguinte e otimizar a sua rentabilidade.

Com a utilização de análise de dados e ferramentas estatísticas, será possível mapear o aumento e a queda de uma demanda e ajustar o preço de acordo. Além disso, com as ferramentas adequadas, a empresa pode prover a redução de custos a partir das informações coletadas, como:

  • estado financeiro atual da empresa;
  • mapeamento da equipe de colaboradores;
  • investimentos atuais e como estão sendo realizados;
  • focos de perda nos recursos empregados, como produtos com rendimento aquém do esperado.

Antecipação às demandas

Se a capacidade do Big Data de prever tendências já é um ganho e tanto, antecipar-se às demandas é ainda mais gratificante. Mapear a procura por um determinado produto e atender uma exigência natural do mercado faz com que empresa preste serviços ainda superiores.

Além disso, será mais fácil desenvolver estratégias mais precisas de estocagem, com o acesso diferenciado às informações.

Como pudemos ver no artigo, a utilização de ferramentas de Big Data no varejo é especialmente interessante para conquistar novos consumidores e fidelizar os clientes que já tiveram algum contato com a sua maca. A empresa passa a contar com mais detalhes sobre essas pessoas e obtém vantagem competitiva.

E aí, o que achou do post? Caso você tenha se interessado pela possibilidade de aplicar o Big Data em seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo para conhecer o nosso trabalho!

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