data-preparation

Data preparation: o que é, quais são os benefícios e como se preparar?

Por Veltio Tecnologia, em 06 de July de 2020

Data preparation: o que é, quais são os benefícios e como se preparar?

Data preparation, ou preparação de dados, é um dos processos fundamentais para fazer uma análise eficiente de dados na sua empresa. O foco dessa atividade é tornar os dados mais acessíveis, além de eliminar incongruências neles que podem prejudicar os resultados da sua análise.

A tarefa de preparar dados já foi bastante complexa, mas, com o surgimento de novas e modernas ferramentas como o Business Intelligence, Analytics e Big Data, evoluiu para um processo que pode ser feito pelos usuários finais nas organizações.

Quer entender melhor os benefícios e como fazer data preparation na sua empresa? Continue a leitura!

O que é data preparation?

Data preparation é um processo que acontece antes da análise de dados. Nesse momento, é feita a limpeza e a transformação dos dados brutos, além da reformatação deles para que possam ser processados com facilidade pelas ferramentas de análise utilizadas na sua organização.

Trata-se de um trabalho constante, uma vez que os dados de uma empresa não são estáticos, mas que é essencial para eliminar vieses que surgem como resultado da má qualidade dos dados.

Quais os benefícios de data preparation?

Além de ser um processo essencial para o sucesso das suas análises de dados, data preparation traz muitos benefícios para as empresas, dentre os quais destacamos:

  • dados mais confiáveis;
  • fortalecimento do papel da análise de dados na empresa;
  • diferencial competitivo para a organização;
  • apoio para tarefas complexas como o data mining;
  • melhoria na tomada de decisão;
  • mais escalabilidade para os seus dados; e
  • agilidade na correção de erros.

Passo a passo: como fazer data preparation?

Agora que você já conhece melhor o conceito de data preparation, confira o passo a passo para implementá-la na sua empresa.

Passo 1: colete os dados

O primeiro passo para fazer data preparation é coletar os dados relevantes para a análise que deseja fazer. Você pode acessar tanto um diretório que já existe na sua empresa, quanto compilar novas informações específicas para um projeto. O importante é que tenha acesso fácil aos dados que deseja preparar.

Passo 2: entenda os dados

Com os dados em mãos, é hora de olhar para eles pensando no projeto que deseja executar. Procure entender que respostas quer encontrar com aqueles dados e se eles são o suficiente para o contexto em que deseja aplicá-los.

Passo 3: limpe e valide os dados

Em seguida, faça a limpeza e validação dos dados, eliminando dados duplicados, incompletos e ininteligíveis. Defina um padrão e coloque todos esses dados em conformidade para poder utilizá-los.

Passo 4: transforme os dados

Transformar dados é atualizar o formato e os valores deles para que possam ser entendidos por uma audiência maior. Esse processo de enriquecimento passa pela adição e integração dos dados com outras informações relevantes que poderão oferecer insights ainda mais valiosos para a sua análise.

Passo 5: armazene os dados

Por último, será necessário armazenar os dados de maneira segura. Para isso, você pode utilizar bancos de dados próprios ou até aplicações de terceiros, armazenando-os em nuvem, inclusive.

Uma vez que tenha finalizado a data preparation, você estará pronto para analisar os dados e, assim, obter insights que ajudarão o seu negócio a melhorar processos e tomar decisões acertadas.

Gostou de conhecer o conceito de data preparation, seus benefícios e como fazer isso na sua empresa? Deixe um comentário!

Fique por dentro do que há de mais novo sobre Business Intelligence

Não enviamos spam