analise-de-dados

Por que automatizar a análise de dados? Veja aqui!

Por Veltio Tecnologia, em 17 de August de 2020

Por que automatizar a análise de dados? Veja aqui!

Qual é o papel da automatização de processos na análise de dados? Hoje, 60% das empresas brasileiras já utilizam dados para apoiar a tomada de decisão, com melhoria tanto em processos quanto no resultado deles.

Mas que a análise de dados é importante para o sucesso dos negócios você já sabe. É a relação entre a automação da análise de dados e os grandes resultados que ainda é um mistério para muitos gestores.

No artigo de hoje, veremos quais são os benefícios de automatizar a análise de dados na sua empresa e porque você deveria fazer isso. Pronto para aprender? Então vamos lá!

Reduza os custos da análise de dados

Novas tecnologias focadas na análise de dados podem resultar na redução de custos para as empresas, quando são geridas da maneira mais adequada.

Automatizar a análise de dados fará com que a sua empresa seja capaz de obter melhores resultados com menos esforço. Isso significa, também, menores custos para o negócio com a utilização de ferramentas como o Business Intelligence.

Ganhe eficiência e produtividade

A automação está amplamente associada com mais produtividade e eficiência e, quando o assunto é análise de dados, isso não poderia ser diferente.

Ao automatizar a análise, criando dashboards customizados com os principais indicadores, a sua empresa obtém uma fonte de informação atualizada em tempo real apresentando dados corporativos relevantes.

Não será necessário produzir ou pesquisar dados para cada uma de suas análises e isso fará com que a tomada de decisão orientada por dados ocorra com mais agilidade.

Aprimore a análise de dados

Para que a análise de dados funcione a favor do seu negócio, ela deve ser sempre aprimorada, a fim de trazer as informações mais relevantes para a sua equipe. A automação pode ajudar com isso.

Já parou para pensar quanto tempo a sua equipe passa coletando e analisando dados manualmente? Mesmo o preenchimento de um formulário de baixa complexidade pode levar à perda da produtividade e ao aumento nas taxas de erros.

Com a automatização da análise de dados o seu time reduz o tempo necessário para obter análises assertivas e pode se concentrar em outras atividades fundamentais para o sucesso da organização.

Padronize os processos e ganhe agilidade

Por último, não podemos nos esquecer de uma característica de processos automatizados: eles seguem um padrão. Essa padronização é vantajosa tanto na hora de tornar mais ágeis as ações dentro da empresa, quanto no momento de estabelecer regras para a boa utilização da análise de dados.

Essa padronização virá a calhar no treinamento de novos funcionários, na integração entre equipes e na identificação de erros que prejudicam os resultados da análise de dados.

Para automatizar a análise de dados na sua empresa, será preciso, também, considerar os recursos de que ela dispõe para isso. Em muitos casos, as organizações não têm domínio o suficiente de ferramentas de automação para garantir bons resultados nessa área.

Nesses momentos, contar com uma consultoria de TI especializada em automação da análise de dados pode ajudar. Os especialistas poderão olhar para os problemas que a sua empresa enfrenta com análise de dados atualmente e traçar um roadmap para a automação da análise que beneficie todos os seus processos de negócio.

Pronto para começar a automatizar a análise de dados na sua organização? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e descubra como vamos ajudá-lo nessa tarefa!

Fique por dentro do que há de mais novo sobre Business Intelligence

Não enviamos spam