mineracao-de-dados

Entenda o que é mineração de dados e como ela otimiza a tomada de decisão da empresa

Por Veltio Tecnologia, em 01 de April de 2020

Entenda o que é mineração de dados e como ela otimiza a tomada de decisão da empresa

É comum encontrar em notícias, tanto na internet como em publicações especializadas, a informação de que há uma enorme quantidade de dados na rede. Mas como utilizar essa fonte de informações a favor do seu negócio?

A resposta passa pela mineração de dados. Neste post, apresentaremos o conceito, falaremos dos seus principais benefícios e sobre a melhor forma para implementar essa prática em sua empresa. Confira!

O que é mineração de dados?

De maneira bem simples, podemos definir a mineração como o processo de examinar grandes quantidades de dados com o objetivo de encontrar padrões consistentes, que auxiliem a tomada de decisões.

É importante notar que a quantidade de dados que circula na rede é impressionante — já chegamos à marca do quintilhão. Dessa forma, é impossível realizar a mineração apenas com a ação humana.

A mineração de dados e o uso de algoritmos avançados surge, portanto, como uma forma eficaz para refinar estes dados, possibilitando a geração de informações essenciais para o negócio, identificando tendências de consumo e o perfil de comportamento do cliente, por exemplo.

Como ela auxilia na tomada de decisões?

Quais são, especificamente, os benefícios da aplicação da mineração de dados? Vamos conhecê-los.

Precisão na análise do comportamento de clientes

Atualmente, os consumidores têm bastante facilidade na hora de adquirir novos produtos. Munidos de um smartphone, eles estão a apenas alguns cliques de distância de encontrar diversas empresas diferentes para escolher.

Desse modo, o meio mais eficiente para conquistar e reter um cliente é entender o seu comportamento, suas preferências e seus hábitos de consumo.

A mineração de dados proporciona uma análise ágil e eficiente das principais características dos consumidores, possibilitando, por exemplo, maior precisão pra gerenciar o estoque e conduzir as ações de marketing.

Possibilidade de se antecipar às demandas

Com a utilização de ferramentas de análise de dados, é possível percorrer informações antigas, como o próprio histórico digital de vendas da empresa.

Além disso, os profissionais ainda conseguem separar as informações de acordo com um determinado período do ano, por exemplo. Se os gestores de uma empresa descobrem que um certo produto vende mais durante uma época do ano, é possível se preparar para o ano seguinte.

Assim, com o cruzamento de dados, será possível ter informações sobre as demandas mais pesadas em determinadas épocas do ano.

Auxílio na gestão e em ajustes pontuais

Os dados extraídos no trabalho de mineração ajudam até mesmo a contornar crises na empresa, como problemas financeiros causados por produtos que não atingiram a rentabilidade esperada, por exemplo.

Isso porque a mineração torna possível a realização de um monitoramento em tempo real do ambiente digital. Assim, os gestores conseguirão visualizar pontos negativos em meio às avaliações dos consumidores e agir sobre.

Como aplicar em sua empresa?

Existem ferramentas gratuitas para qualquer gestor começar a realizar os primeiros passos na mineração. Contudo, para fazer um trabalho mais completo, é interessante contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto.

Isso porque, para um iniciante, é especialmente difícil separar os dados estruturados daqueles que ainda estão em um estado mais bruto. Com a ajuda de profissionais externos, você poderá se concentrar no core business enquanto a produção de conhecimento é realizada de forma precisa.

Eles o ajudarão a interpretar os dados e a produzir conhecimento relevante para o negócio. Assim, será possível estabelecer padrões de consumo, se antecipar às tendências, buscar insights e analisar indicadores de desempenho

E aí, gostou do artigo e quer continuar lendo nossos conteúdos? Então, assine a nossa newsletter para visualizar os novos artigos em primeira mão.

Fique por dentro do que há de mais novo sobre Business Intelligence

Não enviamos spam