pentaho

Conheça algumas ferramentas Open Source para a análise de dados

Por Veltio Tecnologia, em 31 de August de 2020

Conheça algumas ferramentas Open Source para a análise de dados

A análise de dados se tornou um dos principais focos de inovação dentro do mundo da tecnologia. Isso fez com que muitos profissionais passassem a desenvolver suas próprias soluções Open Source, cada uma delas com suas particularidades.

Neste post, apresentaremos algumas das principais ferramentas para a análise de dados Open Source e suas funcionalidades. Dedicamos um tópico especial ao Pentaho, que tem se destacado como uma das soluções digitais mais precisas desse campo.

Quer conhecer todas elas? Boa leitura!

Quais são as principais ferramentas para a análise de dados Open Source?

Orange

A primeira ferramenta de análise e visualização de dados Open Source vem da Eslovênia. Por meio dela, os usuários conseguem extrair informações com uma janela de terminal, além de explorar estatísticas e aprofundar suas descobertas com o desenvolvimento de árvores de decisão, mapas de calor e projeções lineares.

Além disso, a interface gráfica oferecida ao usuário permite que ele se concentre na análise exploratória. O Orange também conta com componentes para machine learning e complementos para agilizar a mineração de dados — como a possibilidade de execução de processamento de linguagem natural.

KNIME Analytics Plataform

Já esta plataforma foi desenvolvida para facilitar a manipulação, análise e modelagem de dados com a programação visual. A solução digital conta com mais de mil módulos, além de centenas de exemplos prontos para uso.

O KNIME tem diversas ferramentas integradas para auxiliar os usuários a extrair insights na manipulação de dados e realizar previsões com o auxílio do machine learning. Além disso, ela também conta com suporte à combinação de dados entre arquivos de textos simples, bancos de dados e documentos. Sua atualização é realizada semestralmente.

Tanagra

Por fim, falaremos sobre o Tanagra, que é um software gratuito de mineração de dados famoso entre os acadêmicos e pesquisadores. Ele propõe vários métodos de mineração e análise exploratória, além de aprendizado estatístico, aprendizado de máquina e bancos de dados.

O Tanagra é mais poderoso em relação ao SIPINA, o seu antecessor, já que ele contém alguns avanços relevantes, como análises fatoriais, capacidade de aplicar modelos de estatística paramétrica e não paramétrica, seleção de características e desenvolvimento de algoritmos de construção.

Quais são os diferenciais do Pentaho?

O Pentaho é outra solução digital Open Source utilizada para analisar dados. Por ser uma das principais do mercado, dedicamos um tópico exclusivo a ela. A suíte é formada por diversos softwares voltados para a construção de resultados de Analytics de ponta a ponta.

Isso inclui programas tanto para extrair os dados de sistemas de origem como para gravá-los em um data warehouse, por exemplo. O Pentaho também fornece ferramentas para limpá-los, prepará-los e transferi-los para outros programas de destino — ou até mesmo a outros componentes da suíte.

Podemos falar, por exemplo, do Pentaho Data Integration, um componente utilizado para procedimentos de extração e transformação, alimentando o banco de dados. É uma das ferramentas mais populares da suíte, com mais de 15 anos de existência e serviços prestados. Com ela, é possível executar os seguintes processos:

  • migração de dados;
  • movimentação e preparo de grandes volumes de dados;
  • transformações de dados brutos em inteligência de mercado;
  • limpeza e conformidade de dados brutos.

Agora que mencionamos o poderio tecnológico da suíte Pentaho, mostraremos alguns benefícios específicos da utilização do sistema.

Planejamento mais preciso

Todo empreendimento precisa ter um planejamento de alto nível para atingir as metas estabelecidas. Para facilitar esse gerenciamento, é essencial ter informações atualizadas em mãos para embasar a tomada de decisão.

Com o Pentaho, a empresa passa a contar com mais autonomia e conhecimento relevante para fazer as melhores escolhas possíveis. Isso porque essa solução digital facilita o trabalho com dados e relatórios do processo produtivo do negócio. Como consequência, os gestores passam a ter uma visualização ampla das atividades — o que facilita a determinação de metas e cronogramas para seus colaboradores.

Inserção do Big Data e do Analytics em seu negócio

Você certamente já se deparou com o termo Big Data, não é mesmo? Não é uma mera estratégia de marketing: a ferramenta realmente tem mudado o modo com que as empresas passaram a extrair informação relevante de dados brutos.

Isso porque ela representa um avanço considerável da tecnologia, fazendo o tipo de trabalho que seria inimaginável caso essa tarefa fosse realizada manualmente. Com essas ferramentas, a análise de dados por meios computacionais se tornou bem mais rápida e clara, independentemente do ramo de atuação.

Uma das funcionalidades do Pentaho é garantir que o seu negócio passe a contar com o Big Data e o Analytics para gerar insights e mais oportunidades de negócio. Com a suíte, será mais fácil analisar dados e transformá-los em informações pragmáticas, destinadas a gerar valor para a empresa.

Melhoria geral nas estratégias focadas nos clientes

Munido de um smartphone, qualquer cliente fidelizado pode encontrar outra opção e deixar de ser um consumidor dos produtos de uma empresa. Dessa forma, é essencial buscar ferramentas que mapeiem as tendências e hábitos de compra.

O Pentaho garante que você consiga informações relevantes sobre os seus clientes. Isso favorece novas estratégias de venda, facilitando a personalização de soluções de acordo com o público-alvo.

Redução de erros causados de forma manual

Todo empreendimento está sujeito a imprevistos e erros humanos, mas isso não significa que a solução não possa ser otimizada pela tecnologia. Com os dados extraídos por ferramentas como Pentaho, fica mais fácil desenvolver estratégias adequadas para evitar riscos no trabalho.

Isso pode ser feito pela automatização de tarefas proporcionada pela solução digital. Com isso, sua empresa minimiza erros e programa padrões de excelência para o cumprimento de determinadas atividades. Assim, os sistemas seguirão esse modelo estabelecido, gerando menos falhas e retrabalho.

Integração a outras ferramentas

Como se não bastasse, o Pentaho pode ser customizado e se adaptar à rotina de cada empreendimento no qual for inserido. Será possível, por exemplo, analisar os sistemas de soluções que a companhia já usa, como CRMs e ERPs.

Assim, a empresa soluciona um dos principais obstáculos para gerentes que querem inserir novas tecnologias: garantir que essa implementação não modifique as boas práticas. Isso será feito por meio da customização, que garante que os recursos sejam adaptados para funcionarem de acordo com as soluções já em operação dentro do negócio.

Como pudemos ver no artigo, o Pentaho é uma solução digital com diversas funcionalidades, que fazem com que ela se destaque em meio às outras opções de ferramentas de análise de dados Open Source. Ele não só otimiza o processo de análise de dados da empresa, como também ajuda os colaboradores a produzir informações relevantes para incrementar as estratégias financeiras.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre como implementar o Pentaho em sua própria empresa? Então, entre em contato conosco para saber mais!

Fique por dentro do que há de mais novo sobre Business Intelligence

Não enviamos spam