Como utilizar os principais indicadores do varejo na minha gestão?
Por Veltio Tecnologia, em 14 de September de 2020
Uma boa gestão passa pela avaliação constante do desempenho das ações, que é medido a partir dos principais indicadores no varejo. Satisfação do cliente e ticket médio são exemplos de índices essenciais para a tomada de decisão e a adoção de estratégias mais eficientes.
Assim como em outras áreas, mas principalmente no varejo, novos negócios começam todo os dias. Para se manter em destaque, é importante mensurar os resultados com precisão e propor melhorias — no planejamento e na execução — sempre que necessário. Por isso, vamos mostrar como utilizar e acompanhar os indicadores. Boa leitura!
Os indicadores, também conhecidos como Key Performance Indicator (KPI), são utilizados com o intuito de avaliar o desempenho de um negócio. Desde a saúde financeira até o planejamento de estratégias e a satisfação do cliente, todas as áreas podem ser mensuradas.
De acordo com o Guia de Indicadores para Varejo do Sebrae, quando os índices são avaliados de forma periódica, é possível checar se as ações saíram de acordo com o planejamento. Além de diagnosticar possíveis gaps de gestão e melhorar a tomada de decisão. Então, vamos ver qual é o caminho para definir os principais indicadores no varejo.
A primeira etapa acontece no planejamento estratégico e consiste em delinear seus objetivos, além de conhecer quais são os indicadores mais importantes para mensurá-los. Esse é o ponto de partida para a escolha dos melhores índices. O ideal é trabalhar com uma média de 2 a 3 indicadores para cada objetivo. No varejo, podemos destacar:
Depois de decidir os índices que serão usados para acompanhar os seus objetivos, entra a fase da gestão dos dados. Para guiar a tomada de decisão, avalie as informações obtidas a fim de criar estratégias mais eficazes. Em momentos assim, recursos tecnológicos como o Big Data ajudam a otimizar a análise, trazendo maior agilidade para o negócio.
Fazer uma boa gestão embasada em dados leva ao entendimento pleno dos processos e a chances maiores de acerto. Assim, fica mais fácil elaborar planos de ação mais precisos de acordo com as necessidades do negócio.
Após a avaliação, é hora de utilizar os resultados coletados para planejar os próximos passos. Sem suposições e levando em consideração os objetivos que a empresa quer alcançar, todo o planejamento estratégico será guiado pelos indicadores estipulados no início. Eles são o ponto de partida para propor ações.
Por fim, o último passo envolve o momento em que as ações passam a ser colocadas em prática. É importante ressaltar, porém, que o caminho não termina aqui. Ele dá lugar a um novo ciclo. De tempos em tempos, novas avaliações são feitas por meio dos principais indicadores no varejo para medir a eficácia do que foi aplicado.
Portanto, além de conhecer quais são os principais indicadores no varejo para o seu negócio, é preciso fazer o acompanhamento correto de todo o ciclo. Definir objetivos, escolher métricas, colher informações relevantes, avaliar resultados, utilizá-los para propor ações e colocá-las em prática, tudo faz parte de um planejamento maior para melhorar a tomada de decisão. Por se tratar de um processo que envolve gestão de dados, a tecnologia pode ser sua principal aliada.
Agora que mostramos o caminho dos indicadores, aproveite para aprender a analisar dados de maneira eficiente.
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